Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Lisboa

“Mannequin challenge” e carruagem prenda alertam para problemas nos transportes

18 jan, 2017 - 08:23

Comissão de utentes vai fazer um protesto original à porta do primeiro-ministro e, no Parlamento, o Bloco promove um debate de urgência sobre o sector.

A+ / A-

Veja também:


A Comissão de Utentes dos Transportes de Lisboa promove uma vigília de protesto esta quarta-feira, junto à residência oficial do primeiro-ministro, para contestar a falta de resposta às denúncias que tem vindo a fazer desde o ano passado.

“Continuam a existir tempos de espera exagerados para uma rede de metro onde não era hábito. Na linha Verde continuam a circular apenas três carruagens e não há resposta às nossas denúncias. A empresa veio justificar a paragem de 20 carruagens, que não têm rodas, com a aquisição de material e ainda não foram reparadas. A linha Vermelha que não tinha problemas, agora já começa a registar alguns também”, lamenta Cecília Sales, daquela comissão.

“Todos os graves problemas na rede de transportes públicos de Lisboa, concretamente os que se referem à rede do Metro” continuam sem resposta, afirma à agência Lusa, pois a administração das empresas “continua a não dar resposta e insiste em adiar a resolução dos problemas, que prejudicam milhares de pessoas”.

A vigília está agendada para as 17h30 e será iniciada com um “freeze flash mob/mannequin challenge”.

Está ainda prevista a entrega simbólica de uma carruagem ao primeiro-ministro, António Costa, por conta das 20 carruagens do Metro paradas e da quarta em falta na linha Verde.

Transportes público em debate de urgência no Parlamento

O Bloco de Esquerda (BE) leva esta quarta-feira ao Parlamento um debate de urgência sobre transportes públicos para alertar para a degradação do sector e apresentar iniciativas legislativas.

O debate foi anunciado na segunda-feira pela coordenadora do Bloco, Catarina Martins, no final de uma viagem no Metro de Lisboa com outros deputados e dirigentes do partido.

No final do percurso de dez minutos, Catarina Martins lembrou o "compromisso" do actual Governo de, no primeiro semestre de 2016, fazer um investimento nos transportes públicos, mas frisou que, "de facto, esse investimento não está a ser feito".

Destacou depois que a proposta do seu partido passa pelo investimento "já", de modo a que seja reposto "o nível de oferta básico que existia há quatro anos".

Na reunião plenária desta quarta-feira debate-se ainda o projecto de lei nº322/XIII do CDS-PP sobre a criação da conta de gestão florestal e também o projecto de resolução nº609/XIII do Bloco de Esquerda, que recomenda ao Governo a atribuição de apoios financeiros aos produtores florestais.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+