Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​PSD mantém oposição à descida da TSU, apesar de texto crítico do Bloco

17 jan, 2017 - 23:53 • Paula Caeiro Varela

Apesar das críticas de antigos líderes, a polémica da TSU ajudou a unir o PSD, garantem fontes da bancada social-democrata e da direcção do partido.

A+ / A-

Veja também:


O PSD decidiu e garante que vai até ao fim na decisão: votará a favor da revogação da descida da taxa social única (TSU).

O Bloco de Esquerda e o PCP já entregaram os pedidos de apreciação parlamentar do decreto do Governo e a conferência de líderes deve agendar, já esta quarta-feira, uma data para essa discussão que põe em causa o acordo alcançado em Dezembro na concertação social.

No texto que acompanha a iniciativa, o Bloco de Esquerda aproveita para criticar a política laboral do anterior Governo, mas mesmo assim os sociais-democratas garantem que votam ao lado da esquerda.

Fontes da direcção da bancada disseram à Renascença que não tem qualquer fundamento a ideia lançada pelo presidente da CIP – Confederação Empresarial de Portugal, António Saraiva, de que a eventual radicalidade dos textos pudesse impedir um voto do PSD ao lado da esquerda.

Se é certo que militantes de peso como Manuela Ferreira Leite ou Luís Marques Mendes criticaram publicamente a decisão de Pedro Passos Coelho, internamente o PSD parece estar de acordo.

Na bancada social-democrata e na direcção do partido, várias fontes garantem à Renascença que as fortes críticas feitas na SIC pelo comentador e antigo presidente do partido Marques Mendes caíram muito mal junto dos militantes de base e - em ano de eleições autárquicas - acabaram por levar a um cerrar de fileiras que pode resultar num maior apoio ao actual líder.

Dentro da direcção de Passos Coelho, são vários os que não hesitam em dizer que acabou o tempo de dar condições ao Governo e que, a partir de agora, António Costa não conta com o PSD para lhe dar a mão quando a esquerda falha.

A descida da TSU foi o pretexto que Passos Coelho esperava para inaugurar "um ano novo com nova estratégia" na oposição, como já se diz na bancada social-democrata.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • APARAGALHOS
    19 jan, 2017 SÍTIO MANHOSO 09:58
    ...FORÇA . . . ATÉ Á EXTINÇÃO DO QUE SÁ CARNEIRO E OUTROS HOMENS BONS CRIARAM ! FORÇA ! ! !
  • rosinda
    18 jan, 2017 palmela 21:48
    o claudio ramos hoje hoje disse carequismo achei muita piada! Acho que silva peneda esta com sindrome de carequismo !
  • Rui
    18 jan, 2017 Lisboa 18:51
    Porque é que a geringonça tem que se entender o governo é o PS ao contrário dos pafs que quando não se entendiam vinha o Cavaco de chicote na mão por tudo na ordem.
  • Eborense
    18 jan, 2017 Évora 13:49
    Espero que mantenha a sua posição. A geringonça que se entenda.
  • APARAGALHOS
    18 jan, 2017 SÍTIO MANHOSO 13:47
    ...É ASSIM MESMO . . . TOCA A DESTRUIR DE VEZ O QUE FOI CRIADO POR SÁ CARNEIRO E OUTROS HOMENS BONS ! O PROFECTA DA DESGRAÇA TEM QUE CUMPRIR, JUNTAMENTE COM O MONTE ESCURO OU NEGRO A MISSÃO ATÉ AO FIM ! ! !
  • Para os Pafosos
    18 jan, 2017 lx 11:25
    O Fundamentalismo militante é a regra!...O Trumpismo apoderou-se dos lideres PSDs. A xico espertice da liderança, acossada e ressabiada, sobrepôs-se à inteligência e à racionalidade politicas! Este PSD que gerou a maior divisão entre os portugueses, para reinar durante 4 anos e meio, continua a não perceber o que efectivamente sãos os valores que conduziram à formação do partido! Está a ser "dirigido" por um grupo de rapazolas oportunistas, incultos e que se apoiam na ignorância, de alguns incautos que pensam que é através do fundamentalismo e da radicalização do olho por olho dente por dente, que manterão essa liderança! Continuem assim que vão ver o tombo que levam!
  • Santos
    18 jan, 2017 Lisboa 10:55
    Força PSD, força Passos, carrega neles! O que é que o PS queria? Que o PSD fosse a muleta, quando os seus parceiros, PC BE, o abandonam? É preciso mostrar à geringonça e ao Marcelo que a falta de vergonha tem limites. Querem fazer bonito junto dos trabalhadores, então agora paguem a fatura. Andaram 4 anos a boicotar a governação do Passos e agora queriam jeitinhos? O Costa ainda há-de lamentar não ter aceitado ser vicePM do Passos num governo PSD PS CDS, que o Passos lhes ofereceu em Outubro de 2015.
  • João Lopes
    18 jan, 2017 Viseu 10:47
    O governo social-comunista poderá contar sempre com a serviçal ajuda de Marques Mendes, de Manuela Ferreira Leite, Silva Peneda e de outros “pseudo-psdês ressentidos”, mas nunca poderá contar para sobreviver com o verdadeiro PSD, atualmente o maior partido na Assembleia da República.
  • Viajante
    18 jan, 2017 Viseu 10:44
    Confesso que foi uma jogada de mestre do Passos. É engraçado o PS, BE e PCP espernearem, mas..... não tinham de se entender? Estão admirados com uma coligação negativa? Mas não foi dessa forma que o Costa chegou ao governo? Através de uma coligação negativa? Mais engraçado é o PS reclamar, mas no passado era contra a baixa da TSU, agora mudou de ideias e acusa o PSD de fazer o mesmo...... engraçado!!!! Todos estes partidos que nos representam têem telhados de vidro!!!!!! Representam como quem diz, porque num país a sério quem escolhia os deputados eram os eleitores e não as distritais dos partidos..... talvez um dia venhamos a ser um país desenvolvido!
  • Francisco António
    18 jan, 2017 Lisboa 10:26
    Apoio todas as medidas que o camarada Passos Coelho tem tomado ultimamente. Só assim o PSD continuará na oposição e o seu (ainda) líder fingirá que ainda manda no partido ! Nem à frente do Sporting, Coelho conseguiria ficar em 5º lugar ! Deixem-no estar lá a roer as unhas...

Destaques V+