Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Novas regras. Motoristas da Uber obrigados a 50 horas de formação

22 dez, 2016 - 21:39 • Paulo Ribeiro Pinto

De acordo com informações avançadas à Renascença pelo Ministério do Ambiente, também vai ser necessário um certificado de idoneidade.

A+ / A-

Veja também:


Os condutores da Uber e da Cabify vão ser obrigados a 50 horas de formação e a um certificado de idoneidade. São duas das medidas previstas na proposta de lei aprovada, esta quinta-feira, em Conselho de Ministros.

De acordo com informações avançadas à Renascença pelo Ministério do Ambiente, há ainda outras obrigações a serem cumpridas pelos condutores destas plataformas electrónicas.

Quem quiser ser condutor da Uber ou da Cabify vai ser obrigado ainda a ter carta de condução com pelo menos três anos, um certificado de motorista para Transporte Individual e Remunerado de Passageiros em Veículos Descaracterizados (TVDE), emitido pelo Instituto da Mobilidade e Transportes.

Além disso, diz o Ministério do Ambiente, os motoristas têm de ter carta de condução há pelo menos três anos.

Os carros vão continuar sem identificação, mas terão de ter um símbolo - que pode ser retirado - para permitir a fiscalização.

Haverá ainda lugar ao pagamento de uma taxa administrativa, cujo valor não foi divulgado.

Para poderem operar, e do que já se conhece da proposta do Governo, é fixado um horário máximo de condução que não ultrapassa as seis horas em contínuo e os carros não podem ter mais de sete anos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Bruno Francisco
    22 jan, 2018 Cascais 01:49
    Bem haja, mas no entanto o estado ao impor estes requisitos. Um deles parece me ridiculo um símbolo para fiscalização então temos de ser indentificar porque razão, se não trabalhamos com cliente de rua, trabalhamos com uma plantaforma. É uma fiscalização especial de corrida,e o certificado de idoneidade o que é isso? Eu depreendo é que somos obrigados a cumprir mais requisitos para além de aqueles que temos, sinônimo de mais despesas por sermos diferentes dos táxis temos pagar por isso. Seis horas quem é que trabalha só seis horas em Portugal!? Os taxistas que melhorem o serviço deles que é péssimo se não vão perder clientes gradualmente. Nós também temos custos e temos responsabilidades como cidadãos e trabalhadores.
  • fabiano ramos
    07 jan, 2017 brasileiro 21:44
    Adorei mais temos muitas coisa pra ficar com pe atrás .primeiro e com os taxistas que sempre querem quebrar nossos carros .eu já fui taxista agora sou UBER com orgulho por que permicionario todos que eu trabalhei eles só queriam rancar r meu couro sofri muito como taxista fica minha dica ai
  • n cruz
    22 dez, 2016 matosinhos 23:17
    e para quem tem CMT , ex Cap, também tem obrigação de frequentar essas 50 horas??
  • Nuno
    22 dez, 2016 22:38
    Aplaudo a rapidez em legislar sobre matérias recém nascidas! Pena que o mesmo não acontece com todas as outras, algumas esquecidas outras intocáveis desde do primórdios da democracia!
  • Truth
    22 dez, 2016 Somewhere 22:34
    Wow... O estado arranjou forma de sacar dinheiro com isto. Idoneidade? Desde quando há alguma coisa que se pareça sequer com isso na MAIORIA dos taxistas? Lololololol Não sou condutor uber nem uso... Mas quando precisar, de taxi é que nao vou de certeZA. eles mostraram bem o pedigree nas manifestacoes

Destaques V+