Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Taxistas contra falta de contingentes para Uber e Cabify

22 dez, 2016 - 21:27

Proposta de lei para regulamentar actividade das plataformas de transportes foi aprovada em conselho de ministros.

A+ / A-

A proposta de lei aprovada esta quinta-feira para as plataformas de transportes Uber e Cabify não prevê um limite máximo de veículos descaracterizados por município. Os taxistas estão contra.

De acordo com o ministro do Ambiente, a proposta de lei aprovada esta quinta-feira, em conselho de ministros, não prevê um limite máximo de veículos descaracterizados a trabalhar por município.

O presidente da Federação Portuguesa do Táxi, Carlos Ramos, que ainda desconhece o texto aprovado em conselho de ministros, contesta este facto.

“Penso que isso contraria o parecer da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes e vai contra o interesse das câmaras principais, que são aquelas que vão ser vítimas se, porventura, não houver regras de contingente em Lisboa, Porto e Faro”, afirma Carlos Ramos.

“Aquilo que nós sabemos é que Faro e Lisboa querem ter uma palavra a dizer sobre os contingentes, mas vamos aguardar para depois sermos um pouco mais assertivos sobre aquilo que vamos dizer”, sublinha.

O presidente da Federação Portuguesa do Táxi sublinha ainda que os taxistas continuam a contestar o facto dos condutores ao serviço da Uber e da Cabify não estarem sujeitos a exames físicos e de saúde mental.

Do que já se conhece da proposta do Governo, é fixado um horário máximo de condução que não ultrapassa as seis horas em contínuo.

Haverá formação própria para os motoristas e os carros não podem ter mais de sete anos.

A Uber e a Cabify são plataformas online que permitem pedir carros descaracterizados de transporte de passageiros, com uma aplicação para smartphones que liga quem se quer deslocar aos operadores de transporte.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Paulo Ramos
    31 jan, 2017 Lisbia 17:23
    Certificado de idoneidade,e exame físico e psíquico...Com estes exames 90% dos senhores taxistas ,nunca exerciriam a sua profissão!
  • Luis
    23 dez, 2016 09:00
    Se os taxistas dizem que os funcionários da Uber e Cabify tem de comprir as mesmas regras que as deles acho que os taxistas tambem deviam comprir as mesmas regras que as de uber e cabify, principalmente a dos veiculos que não poderem ter mais de 7 anos.
  • Milton Roberto Lira
    23 dez, 2016 Rua Magalhães gandavo 44 03:14
    Vou tentar em poucas palavras explicar o que acontece com este app Uber. Desde a 17 anos que estou no táxi, a legislação municipal estabelece uma quantidade de táxis a trabalhar no seu município, hoje - 37.000 taxista no estado de São Paulo, não podendo trabalhar em outro estado ou município, ter placa vermelha, etc...... Aí vêem um app na época dá crise e cadastra sem critério estes desempregados. Qualquer município, estado, cor do carro, etc... É ainda, contrariando a lei estabelecida pela Prefeitura Municipal do estado de São Paulo cobrando a metade do valor estipulado pelo mesmo, e 50℅ das corridas até mais caras que o próprio táxis. É um prefeito que no fim de seu mandato faz igual Pilatos, lava suas próprias mãos. Conclusão, hoje são mais de 100.000 uber trabalhando sem nenhum critério algum, clandestinos, piratas. Se o problema era a falta de táxis porque a prefeitura não liberou mais 10.000 alvarás para vários motorista que estão com curso feito é o condutaxis já em mãos esperando uma chance para trabalhar honestamente. Conclusão: em todas as profissões tem um critério a ser seguido para exercer o mesmo, é uma quantidade certa para não saturar o mercado, porque, o táxis virou está bagunça.
  • romilton rodrigues
    23 dez, 2016 02:00
    Então e melhor acabar com taxi D uma vez . Indenizar há todos.
  • ferreira
    22 dez, 2016 aveiro 22:58
    Um carro descaraterizado não é seguro penso eu de que não sei como identificar o seu condutor.
  • Domingos Santos
    22 dez, 2016 Porto 22:51
    Boa noite. Acho que quem precisa de ir ao médico é o dono da FPT. Ele que olhe pelo rebamho dele e deixe os outros em paz. Adorava poder confrontar lo bem como o sr da antral. Porque será que os que usam só podem trabalhar 6 horas podem trabalhar as horas que querem? O sr da fpt deve é olhar pelas vigarices que fazem no aeroporto com acelaradores percursos maiores e etc. Feliz Natal para todos vós e que o Novo Ano nos traga Paz e Harmonia entre os seres humanos que é o que faz falta a muita gente

Destaques V+