06 dez, 2016 - 16:12
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A Metro de Lisboa garante que a partir de quinta-feira, dia 8, as máquinas de venda automática do metropolitano passarão novamente a disponibilizar os cartões Viva Viagem.
“Como é do conhecimento público devido a uma falha do fornecedor de cartões Viva Viagem na entrega prevista para Setembro, o Metropolitano de Lisboa viu-se obrigado a desenvolver um plano de contingência de forma a assegurar o fornecimento destes cartões aos seus clientes. Este plano, que estava previsto estender-se até ao final do ano, será terminado antes do prazo previsto e, a partir do próximo dia 8 de Dezembro, as máquinas de venda automática do Metro passarão novamente a disponibilizar os cartões Viva Viagem”, informa a Metro em comunicado.
A empresa diz que o “constrangimento” afectava “menos de 10% dos clientes”.
Graças ao plano de contingência, em vigor desde 15 de Setembro, foram vendidos mais de 1,1 milhões cartões Viva Viagem, com dois momentos “particularmente exigentes”: o dia 10 de Outubro (protesto dos taxistas contra a Uber) e de 5 a 10 de Novembro (Web Summit).
“O Metropolitano de Lisboa pode agora anunciar a antecipação do restabelecimento dos procedimentos de venda automática em toda a sua rede, a partir do próximo dia 8 de Dezembro, uma vez que se encontram reunidas as condições necessárias ao nível de ‘stocks’ de cartões Viva Viagem”, refere o comunicado da empresa.
É o “corolário do esforço que tem vindo a ser desenvolvido junto do seu fornecedor de há mais de 10 anos e que permitiu restabelecer o programa de encomendas que o Metropolitano de Lisboa havia contratado em Fevereiro de 2016”.
Até 15 de Dezembro, as máquinas de venda do Metro deverão poder “utilizar outra tecnologia de cartões Viva Viagem, o que permitirá dispor de uma multiplicidade de fornecedores e desta forma reduzir substancialmente o risco de quebra futura no fornecimento de cartões”.