Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Passos: “Porque é que é preciso meter mais cinco mil milhões na Caixa?"

05 dez, 2016 - 12:41

O presidente social-democrata garante que as críticas do PSD ao processo não vão parar e estima que a recapitalização só aconteça no Verão e não em Março, como diz o Governo.

A+ / A-

O antigo primeiro-ministro Pedro Passos Coelho considera estranho e diz-se “totalmente surpreso” que se tenha chegado à conclusão de que a Caixa Geral de Depósitos precisa de cinco mil milhões de euros.

“Descobriu-se agora em dois meses, muito convenientemente, prejuízos que o auditor não viu durante oito ou nove anos? Tudo isto é uma história que deixa dúvidas éticas sérias sobre o que se está a passar e políticas, porque é preciso saber porque é que se criou a ideia de que era preciso meter mais cinco mil milhões de euros na Caixa”, afirmou esta segunda-feira de manhã, num evento promovido pelo jornal económico "online" Eco, em Lisboa.

O líder do PSD levantou, por isso, dúvidas: “Porquê? Que implicações é que isso tem para o resto do sistema financeiro?”

Reforçando que neste processo existem "várias coisas que não se percebem", o líder social-democrata conclui que a situação está a criar “uma pressão imensa sobre outros grandes bancos portugueses”.

Não é por ter sido meu ministro…

Passos Coelho garantiu ainda que as críticas ao processo da Caixa não vão parar por Paulo Macedo ir dirigir o banco público.

"Não sei se era essa a intenção do Governo, se era ir buscar um antigo ministro meu para que o PSD deixasse de manifestar preocupações com a Caixa. Se é isso, enganaram-se redondamente no alvo", garantiu.

Caracterizando Paulo Macedo como um "gestor muito competente", "capaz" e "muito sensato", Passos Coelho antecipou que o antigo ministro da Saúde do Governo PSD/CDS-PP fará um bom papel se lhe forem dadas condições, pois é uma pessoa para fazer reformas importante e não para fazer revoluções.

Quanto à recapitalização da Caixa Geral de Depósitos, o presidente social-democrata estimou que o processo dificilmente será feito "antes do Verão do próximo ano", pelo que o Governo terá de encontrar uma alternativa.

"As agências de ‘rating’ estão à espera de ver o que vai acontecer com o capital da Caixa", destacou, considerando que no próprio mercado haverá uma "pressão maior".

Posição divergente sobre a Caixa Geral de Depósitos manifestou esta segunda-feira o Presidente da República, que diz ter confiança reforçada no futuro do banco, agora que Paulo Macedo foi escolhido para suceder a António Domingues. O chefe de Estado acredita que a solução é competente.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pinto
    07 dez, 2016 Custoias 00:40
    Ainda perguntas? Querias privatizar a caixa, por isso ela foi desfalcada.
  • Estamos ricos!
    06 dez, 2016 lisboa 15:17
    Isto agora com a Geringonça estamos todos ricos... 5 mil milhões não é nada assim como a divida de 250 mil milhoes ao FMI causada por má governaçao socialista, aos comandos do presidiario 44 Jose Socrates.. Acho que fizeram bem em usurpar o poder ao vencedor Passos Coelho porque agora estamos riquíssimos!...
  • Almerindo Xuxado
    05 dez, 2016 Coimbra 19:00
    Olha, porque há sempre uma quadrilha que se vai encher e neste caso, pelos vistos a tua não vai mamar, mas pelo menos, ( o que me faz confusão ), um da tua TRIBO vai ser o PRESIDENTE , o que me leva a crer que entre os vossos BANDOS, é tudo TEATRO !
  • JM60
    05 dez, 2016 Lisboa 14:58
    Onde param esses 5 mil milhões. Quem é que o roubou? Quem é que se aproveitou deles. Todos temos o direito de saber.
  • Marco Almeida
    05 dez, 2016 Olhão 14:41
    Porque é que é preciso meter mais cinco mil milhões na Caixa? Eu passo a explicar, porque tu nunca lá metes-te nenhum e até querias privatizar a Caixa por uma tuta e meia como fizeste com o resto das coisas que foram vendidas ao desbarato, resumindo fizeste asneira da grossa em matéria de Banca e não só, e agora aguenta as consequências, porque se existi-se "justiça" neste País tu e os teus Pafiosos já estavam dentro há muito tempo

Destaques V+