Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Greve no lixo. CGTP diz que privatização da Valorsul degradou condições

25 out, 2016 - 06:30

Trabalhadores da empresa de resíduos estão em greve durante 32 horas para exigir um aumento de salários. Não há recolha do lixo na Grande Lisboa.

A+ / A-

A entrega da gestão da Valorsul a privados degradou as condições laborais dos trabalhadores da empresa, afirmou esta terça-feira de madrugada o secretário-geral da CGTP.

Arménio Carlos esteve presente no arranque da greve que começou às zero horas desta terça-feira, e declarou que as queixas dos trabalhadores provam que a privatização da empresa de resíduos "foi um erro".

"Primeira prova provada de que, depois da entrega desta empresa à Mota Engil, se continua a retirar as mais-valias que a Valorsul teve nos últimos anos, sem, no entanto, cumprir com as obrigações para com os trabalhadores", sustentou.

Os trabalhadores da empresa que trata do lixo em 19 municípios da Grande Lisboa e zona Oeste iniciaram uma paralisação de 32 horas para reivindicar um aumento dos salários.

A Valorsul é uma das unidades pertencentes à Empresa Geral de Fomento (EGF), que foi já privatizada.

O processo de privatização da EGF desenvolveu-se através de um concurso público internacional, lançado no primeiro trimestre de 2014 pelo primeiro Governo de Pedro Passos Coelho, tendo ficado concluído em Julho de 2015 com a aquisição de 95% do capital (que pertencia à Águas de Portugal) por parte do consórcio SUMA, que integra a Mota-Engil.

"A privatização não foi uma boa saída. É um negócio que só favorece os interesses de uma empresa privada", defendeu Arménio Carlos.

Presente no arranque da greve esteve ainda a deputada do Bloco de Esquerda Isabel Pires, que também se manifestou contra a privatização da EGF.

"Mantemos a nossa posição de reversão e continuaremos a lutar por ela, sabendo que não será fácil", ressalvou.

Ao início da tarde de segunda-feira, em declarações à agência Lusa, Mário Matos, da comissão sindical dos trabalhadores da Valorsul, perspectivava uma adesão "quase total".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • joana
    25 out, 2016 lisboa 14:02
    entao vamos la ver como e a greve e para consseguirem melhores salarios ou e campanha da esquerda contra as privatizacoes e pergunto entao esses trabalhadores ganham assim tao pouco --ou sera que querem um ordenado igual ao administrador da cgd

Destaques V+