Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

FC Porto

Tiago Martins na mira de Guilherme Aguiar. "Pior cego é aquele que não quer ver"

29 ago, 2016 - 12:50 • José Pedro Pinto

Ex-dirigente dos azuis e brancos acusa equipa de arbitragem do clássico de "indiferença chocante" face à agressividade dos jogadores do Sporting. Em Bola Branca, Guilherme Aguiar "arrasa" Tiago Martins e mostra confiança num dragão recheado de mística e garra.

A+ / A-

Um erro de "casting" com incompetência, incapacidade e falta de nível à mistura. É desta forma que Guilherme Aguiar comenta, em tom cáustico, a prestação da equipa de arbitragem do clássico entre Sporting e FC Porto (2-1), liderada pelo lisboeta Tiago Martins.

O ex-dirigente dos azuis e brancos partilha da frustração da estrutura dos dragões, concordando com a ideia de que o quarteto de arbitragem escalado para Alvalade acabou por ter influência directa no desaire dos dragões.

Guilherme Aguiar não se poupa nas considerações, mostrando-se convicto de que os vários lances mal ajuizados por Tiago Martins resultaram de erros pouco honestos.

"A equipa que menos certa esteve foi a equipa de arbitragem", começa por dizer, em entrevista a Bola Branca. "Há erros que são visíveis, há faltas que o árbitro não consegue ver e há faltas que só mesmo quem não quer ver não assinala. Costumo dizer que o pior cego é aquele que não quer ver", prossegue, sem reservas, lamentando a forma insensível como o juiz de 36 anos abordou lances maior agressividade da parte dos jogadores leoninos.

"Houve faltas, sobretudo relativamente à violência, como o Slimani (braço sobre Otávio), mesmo nas 'barbas' do quarto árbitro que foi vista com uma indiferença chocante. As culpas não podem ser só dadas ao árbitro, porque faz parte de uma equipa. Mas para isso é que tem os auxiliares", argumenta, deixando ainda mais um reparo: "Também acho que o primeiro golo do Sporting terá sido precedido de falta (de Coates sobre André Silva)".

Ora, a somar a todas estas considerações, o conhecido adepto e comentador do FC Porto traça um balanço negro da arbitragem de um dos mais recentes internacionais do sector. Para além do plano técnico e disciplinar, a vertente emocional da estreia num clássico pesou bastante na hora da tomada de decisão.

"Toda a gente tentou pressionar o árbitro, toda a gente o tentou enganar e essa é uma das características que Tiago Martins não conseguiu superar. Andou ao sabor das circunstâncias, apercebeu-se e teve a noção de que os golos do Sporting foram precedidos de algumas irregularidades e sentiu o clássico em demasia", sustenta, opinando que Tiago Martins "foi prematuramente internacional".

"É uma estratégia da arbitragem nacional e esperemos bem que dê resultados porque precisamos muito de bons árbitros", apela.

Dragão perde pela primeira vez mas confiança é inabalável

Relativamente à exibição dos comandados de Nuno Espírito Santo, Guilherme Aguiar confessa-se orgulhoso pela garra, mística e raça demonstradas diante do Sporting. O "motor" ainda precisa de uma última revisão final para se fazer ao caminho mas as indicações são boas.

"Os jogadores dão o máximo dentro de campo, numa equipa que não está ainda naturalmente afinada. Graças a esse espírito de luta e de combatividade, tem conseguido resultados excelentes. Este foi o único jogo em que a recuperação não foi possível. Mas vamos acreditar que o FC Porto é um sério candidato ao título. Por muito que me sinta frustrado com a derrota no clássico, temos uma equipa para o futuro, com excelentes e jovens jogadores e jogadores que sentem o FC Porto. Isso é muito importante", remata.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • A.Peixoto
    29 ago, 2016 Porto 18:48
    O guilherme aguiar não consegue dar a volta aqueles que na tv discutem com ele, insurge-se a um árbitro que independentemente ter metido nojo, nem o ouve " ignora-o ".
  • A.Peixoto
    29 ago, 2016 Porto 18:42
    O treinador poderá melhorar um pouco, mas é muito difícil conseguir este ano recuperar o que p. da costa estragou em três anos
  • Pedro
    29 ago, 2016 Porto 18:15
    O guilherme de aguiar esta-se a ver ao espelho
  • Manuel Alfredo
    29 ago, 2016 La Chaux de Fonds 17:16
    3 lances de golo mal ajuizados.o golo do porto nasce de uma falta inexistente.o primeiro golo do sporting è falta clara do jogador do sporting sobre o jogador do porto,e o segundo golo tb de uma falta enixestente e na recarga a bola foi dominada com o braço,em relaçao a diciplina o àbrito este mal por que ouve varios jogadores do sporting a dispotarem os lances com os cotovelos,no entanto no meu ver o sporting mereceu ganhar o jogo.o numero 1 do fcp ainda a poucos dias disse em relaçao ao benfica - setubal,que quando o benfica perde a culpa è sempre do àbrito.de certeza que a mesma se emprega ao fcp,senao o pc jà tinha vindo a publico falar.a nao ser que ele fale quando lhe perguntam.estara ele a esprera de um jornalista?
  • jota
    29 ago, 2016 régua 17:02
    É preciso ter lata e falta de vergonha, os mouros que por aqui pululam, tanto de uma lado como do outro da 2ª circular, criticar os comentários justos de quem defende o F. C. do Porto, Isto vindo de quem defende tanto a verdade desportiva, quando o que se passa dentro do campo, por culpa da arbitragem os beneficia, claro que a memória é curta, deve ser à vez, colinho nas épocas passadas para uns, colinho esta época para os outros, já alguém afirmou que num encontro entre os dirigentes mouros, ficou combinado, que num ano seja para um na época seguinte para o outro. É esta a verdade desportiva que eles defendem, é difícil entender já ambos falam o Darijá.
  • A. Moura
    29 ago, 2016 Lx 16:39
    Triste país este que elege como assunto principal a arbitragem de um jogo de futebol!! É por estas e por outras que Portugal segue à frente da Europa em futebol e na cauda em todo o resto
  • Rui
    29 ago, 2016 Lisboa 16:29
    É curioso estes senhores adeptos do FCP virem agora queixar-se dos arbitros, quando o FCP é de longe o clube mais beneficiado do futebol português.... devem comer muito queijo! Devem-se ter esquecido dos casos da Cosmos Viagens, do Francisco Silva ou então do ex-arbitro José Pratas que corria à frente do Fernando Couto e Kostadinov e nem amarelo era mostrado.... por ultimo ouçam as gravações do Apito Dourado. É preciso ter lata!!!
  • Pedro Godinho
    29 ago, 2016 Lisboa 16:08
    É preciso ter algum descaramento para responsabilizar os árbitros pela derrota do Porto. Se bem vi os lances (e estava no estádio), não me parece ter havido falta no lance que dá origem ao livre que termina com golo do FCP. Mas dá-se o benefício da dúvida. Já os golos do Sporting parecem limpos; quem sai mal na fotografia é a defesa do FCP e o seu guarda-redes. Quanto a disciplina, parece incompreensível a disparidade na mostragem de cartões amarelos; o Sporting também deu, mas o FCP fartou-se de aviar e só levou 3 amarelos, sendo que o do Casillas é por protestos. Sporting ganhou e bem. Saudações desportivas.
  • alfredo silva
    29 ago, 2016 porto 15:39
    Afinal, este também já é do Benfica! Tal como disse o capone, todos os jogos que o Benfica não ganhe, foi devido aos árbitros! Boa malha, mankinho! Passaste-te para o maior de Portugal!
  • alfredo silva
    29 ago, 2016 porto 15:18
    Olha outro! Bem disse o kapone há 1 semana: quando o Benfica perder pontos, vão queixar-se dos árbitros! Afinal o Mankinho, virou benfiquista! Boa malha!

Destaques V+