Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

"Le Monde" avança: Bruxelas recomenda aplicação de sanções a Portugal

27 jun, 2016 - 13:12

Bloco diz que Governo deve ameaçar com referendo se houver sanções.

A+ / A-

A Comissão Europeia (CE) vai recomendar a aplicação de sanções a Portugal e Espanha por violação das metas do plano de estabilidade. A notícia foi avançada pela edição "online" do jornal francês "Le Monde".

De acordo com o jornal, a decisão final será tomada na reunião do Conselho Europeu de 5 de Julho.

As sanções propostas deverão ser meramente simbólicas, segundo o "Le Monde".

A Comissão Europeia quer minimizar as tensões entre os membros da União Europeia, numa altura tensa, devido à decisão de saída do Reino Unido da União Europeia.

Também poderão ser impostas multas equivalentes a até 0,2% do Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal e Espanha ou a suspensão temporária dos fundos estruturais europeus.

Em causa está a violação das metas do défice público em 2015 pelos dois países. No caso de Portugal, registou-se um défice de 3,2% nas contas públicas em 2015 (descontando os efeitos da resolução do Banif). Já em Espanha verificou-se um défice de 5,1%, quando era esperado 4,2%.

Bloco sugere referendo

No domingo, durante a convenção do partido, a coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, sugeriu a realização de um referendo sobre a União Europeia em caso de aplicação de sanções a Portugal.

Se a Comissão Europeia insistir em sanções sobre Portugal, o Governo deve chegar à próxima cimeira europeia com uma ameaça na manga, o referendo, defendeu Catarina Martins.

A ideia foi contestada por PS, PSD, CDS e pelo Governo. A secretária de Estado dos Assuntos Europeus diz que este não é momento para consultas populares, sublinhando que é necessário evitar "uma febre referendária" em Portugal e nos outros Estados-membros da União Europeia.

Também o Presidente da República rejeitou a marcação de uma consulta popular.
"Portugal está na União Europeia, sente-se bem na União Europeia e quer continuar na União Europeia. Quanto ao resto, a Constituição diz que a decisão sobre o referendo é do Presidente da República e, portanto, é uma questão que não se põe neste momento", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, poucas horas depois das declarações de Catarina Martins.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Se é para a desgraça
    27 jun, 2016 lisboa 22:45
    Bem.. Se é para a desgraça...olha venha daí o referendo e toca andar!
  • fanã
    27 jun, 2016 aveiro 16:26
    A C.E que não se esqueça da França , nã é Ti Junker ?????
  • Tito Poiares
    27 jun, 2016 Chamusca 16:02
    Venha o referendo.
  • Marco Almeida
    27 jun, 2016 Olhão 15:16
    Onde se lê: "Le Monde" avança: Bruxelas recomenda aplicação de sanções a Portugal, deve lêr-se "Le Monde" avança: Bruxelas recomenda aplicação de sanções a Portugal por ter feito aquilo que Bruxelas mandou. Que giro, grande "democracia", eu posso quero e mando e castigo a meu belo prazer, não admira os Ingleses terem saído, bem fizeram eles.
  • indignado
    27 jun, 2016 dooutrolado 14:48
    Onde estão os comentários? Ninguém tem nada a dizer? Ou toda a gente concorda com esta pouca vergonha e humilhação? Ninguém tem sido mais penalizado conforme é este país e o povo, com cortes em tudo e mais alguma coisa. Os trabalhadores com os salários congelados desde 2000, salários e trabalhos precários, perda de direitos, falta de poder de compra, emigração, mais pobreza e miséria. É o que este país tem tido de alguns anos para cá...Sempre a pedirem mais austeridade, ninguém se indigna com estes fascistas, ditadores e gente sem escrúpulos? Querem o quê mais? Porem as pessoas a morrer à fome.? Deixa cá ver, só o futebol é que interessa. Só sabem é ciriticar os futebois...E ainda falam de inglaterra e criticam? Portugal deveria era lhe seguir o exemplo, pena que não tenha a coragem e a mesma força. Um dia haverá uma revolta contra estas imposições, que até os mais burros e lambe botas vão se virar contra ....Isto ninguém aguenta mais...Irra. Carrascos! Ditadores! Estes que nos meteram nesta europa é que deveriam ter um fim muito triste mesmo, estes nojentos! E não me venham falar dos dinheiros que vieram, porque alguns é que se ensacaram bem. Corruptos, os bancos e os seus desmandos, estradas, rotundas e campos de futebol. O resto o que lhes restou foi: austeridade, perda de dignidade, de direitos e mais empobrecimento....
  • Bruno
    27 jun, 2016 Albano 13:27
    Convém que seja com pinças, porque o que aí vem nos próximos seis meses vai levar muita coisa à frente. A UE e o Euro sobrevive, mas muita coisa vai mudar e a GB vai mudar ainda mais.

Destaques V+