Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Horas extra dos médicos. Valor vai ser revisto, mas pode não chegar aos 100%

23 jun, 2016 - 20:12

Ministro da Saúde admite também dar autonomia à ADSE, mas não revelou prazos.

A+ / A-

O ministro da Saúde reiterou esta quinta-feira o compromisso de alterar o valor de pagamento das horas extraordinárias dos médicos, mas sublinhou que nunca se comprometeu a pagá-las a 100%.

Numa interpelação sobre políticas de Saúde no plenário parlamentar, Adalberto Campos Fernandes considerou da "mais elementar justiça" rever a situação do pagamento das horas extra dos médicos que são actualmente pagas a 50%.

Já na quarta-feira, na comissão parlamentar de saúde, o ministro tinha assumido o compromisso de alterar o valor de pagamento das horas extra.

Questionado pelos deputados, manteve o mesmo compromisso, mas frisou que não se havia comprometido com o pagamento a 100% e continuou sem indicar qualquer valor.

Nestas declarações aos deputados, Adalberto Campos Fernandes admitiu que a ADSE venha a ter autonomia e que até à sua eventual mutualização tenha uma fase transitória com duas tutelas.

"O Governo prevê dar autonomia à ADSE e tem de o fazer com segurança", afirmou o ministro Adalberto Campos Fernandes, questionado pela oposição sobre notícias que dão conta que o plano de actividades do subsistema dos funcionários públicos admite voltar a ser financiada pelo Estado.

Para o ministro da Saúde, até à eventual mutualização da ADSE, poderá haver uma fase transitória em que o subsistema passe a ter duas tutelas (Finanças e Saúde).

O relatório da comissão de reforma do modelo de assistência na doença aos servidores do Estado deverá ser conhecido no dia 30 deste mês, acrescentou Campos Fernandes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+