Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Matosinhos recebe Festival Literatura em Viagem

13 mai, 2016 - 09:10 • Maria João Costa

A conferência de abertura está a cargo de Pacheco Pereira. Howard Jacobson, Claudio Magris, Clara Ferreira Alves, Gonçalo Cadilhe ou Teolinda Gersão estão entre os autores convidados.

A+ / A-

Em Matosinhos começa, esta sexta-feira, o Festival Literatura em Viagem. É a 10ª edição e vai juntar na Biblioteca Florbela Espanca duas dezenas de escritores.

Entre os autores estrangeiros convidados estão nomes como Howard Jacobson ou Claudio Magris e os portugueses Clara Ferreira Alves, Gonçalo Cadilhe ou Teolinda Gersão.

Depois de José Sócrates em 2014 e Jorge Sampaio em 2015, será José Pacheco Pereira o conferencista de abertura da 10ª edição do LeV, o Festival Literatura em Viagem. O historiador que tem uma biblioteca pessoal com mais de 110 mil livros e que tem escrito a biografia política de Álvaro Cunhal falará de livros, história e ficção.

No fim-de-semana será a vez de ouvir os escritores. Sábado destaque para a conversa a mãos com Patrícia Reis e Teolinda Gersão, ou Gonçalo Cadilhe e Paulo Moura. Claudio Magris, o escritor italiano que venceu em 2013 o Prémio Europeu Helena Vaz da Silva será alvo de uma entrevista de vida.

No domingo, a Galeria Municipal de Matosinhos será palco da entrevista a Howard Jacobson, o autor que venceu o Man Booker Prize com “A Questão Finkler”. Depois será a vez de ouvir Clara Ferreira Alves numa conversa com Ella Berthoud, autora de “Remédios Literários”, uma obra que é uma espécie de guia terapêutico literário.

Convidados para os dez anos do Festival estão também, entre outros os escritores Alberto S. Santos que está a lançar o novo livro “Para lá de Bagdad”; David Toscana, João ricardo Pedro ou Andrés Barba.

A jornalista da Renascença Maria João Costa que está em Matosinhos onde esta noite fará o programa Ensaio Geral que terá como convidados o historiador e ensaísta José Pacheco Pereira e Fernando Rocha, o vereador da cultura da Câmara de Matosinhos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+