Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sequestro de avião egípcio. O pirata do ar virou o “idiota” da (alegada) selfie

29 mar, 2016 - 18:10 • Filipe d'Avillez

Um avião da EgyptAir foi desviado esta terça-feira para Larnaca, no Chipre. O sequestrador manteve alguns reféns a bordo. O mundo temeu mais um acto terrorista, mas a realidade foi outra: um dos mais bizarros actos de pirataria da história da aviação.

A+ / A-

O mundo reagiu com preocupação quando se soube que um avião egípcio tinha sido desviado da sua rota normal para o Chipre por um homem que alegadamente envergava um colete de explosivos.

A sucessão de acontecimentos foi destruindo os primeiros receios. A cada nova notícia, a história ganhava novos contornos surreais. Pelo menos uma pessoa escapou do avião através de uma janela aberta no "cockpit". Um ministro egípcio afirmou: não estávamos diante de um terrorista, mas sim de um “idiota”.

Cereja no topo do bolo: apareceu uma fotografia, inicialmente classificada como uma "selfie", nas redes sociais de um refém sorridente ao lado de um “terrorista” de ar perplexo.

Uma das primeiras coisas que Seif Eldin Mustafa, o pirata do ar, fez quando o voo MS181 da EgyptAir aterrou no Chipre foi libertar mulheres, crianças e cidadãos egípcios. Temeu-se o pior: seria um ataque contra estrangeiros ou contra membros de uma religião?

Mas não. A motivação, aparentemente, era outra. Seif não tomou um avião de assalto por motivos de ódio, mas sim por amor. A sua ex-mulher estava no Chipre e queria entregar-lhe uma carta, que foi lançada do avião para o alcatrão para esse efeito. Comentário do Presidente do Chipre: “Há sempre uma mulher ao barulho”.

Foi essa a sua principal reivindicação, mas pelo meio Seif Eldin Mustafa pediu também a libertação de uma série de mulheres detidas em prisões egípcias.

Pouco depois de um dos reféns ter fugido pela janela do “cockpit”, o pirata do ar entregou-se às autoridades, que confirmaram que o colete com explosivos era, afinal, a fingir.

Chegava ao fim aquele que será um dos mais bizarros actos de pirataria da história da aviação. O sequestro terminou ao início da tarde com a saída dos sete reféns que permaneciam retidos e a detenção do sequestrador, informaram fontes do governo cipriota citadas pela Lusa.

O aparelho, com 55 passageiros a bordo, fazia a ligação entre Alexandria, no norte do Egpito, e o Cairo, e foi desviado para Larnaca, no sul da ilha de Chipre.

Avião da Egyptair desviado. Sequestro terá motivos passionais
As imagens em vídeo do sequestro
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ramalho
    30 mar, 2016 VNF 01:19
    O amor é louco .... !
  • Joao Magalhaes
    30 mar, 2016 lisboa 00:06
    Oh Chico, isto é no Egipto, deve haver Países bem piores onde a segurança é nenhuma.
  • fr
    29 mar, 2016 Portugal 20:59
    Espero que lhe oferecam um bónus. Não, a sério, temos répteis no parlamento da UE e nos USA que determinam a vida de milhões de pessoas nos respetivos continentes que e retiram vida a centenas de milhares no médio oriente e ainda são bem pagos e saiem ilibados de tudo, logo espero que lhe deêm uma boa refeição e cumprimentos ao bombista de cartão. É sério mesmo.
  • José Gonçalves
    29 mar, 2016 Alfragide 19:24
    Brincar com coisas sérias?e um rolo de arame farpado pelo orelhudo acima!
  • Chico
    29 mar, 2016 Cascais 18:50
    Triste triste é saber que qualquer um consegue desviar um avião, mesmo alguém aparentemente desastrado.

Destaques V+