Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

OE 2016 aprovado. O que precisa de saber

23 fev, 2016 - 19:26

Histórico. A esquerda uniu-se e aprovou um Orçamento, em conjunto, pela primeira vez. Costa atirou-se a Passos, a direita atacou o primeiro-ministro. E houve anúncios. Mas as famílias portuguesas ganham ou perdem com este orçamento?

A+ / A-
Orçamento aprovado, agora começa o caminho das pedras
Orçamento aprovado, agora começa o caminho das pedras

A Assembleia da República aprovou esta terça-feira na generalidade a proposta de Orçamento do Estado para 2016, com votos favoráveis de PS, BE, PCP e Verdes, a abstenção do PAN e votos contra de PSD e CDS-PP. Com idêntica votação, foram também aprovadas as Grandes Opções do Plano.

Na votação do Orçamento, todas as forças políticas da esquerda se levantaram e aplaudiram a "luz verde" dada pelo Parlamento ao documento.

A aprovação na generalidade – a que se seguirá nos próximos dias o aprofundamento na especialidade em sede de comissão do Orçamento – surge no final de dois dias de um debate parlamentar que se prolongou no total por mais de 12 horas, repartidas entre a tarde de segunda-feira e toda a terça-feira.

O Orçamento será agora analisado e discutido pelos deputados na especialidade, com debates marcados para 10, 14 e 15 de Março e a sua votação final global a 16 de Março.

O QUE PRECISA DE SABER

A esquerda uniu-se na defesa do OE

Sem surpresas, a direita criticou o OE

  • Pedro Passos Coelho, líder do PSD, classificou o orçamento como um híbrido "socialista, bloquista, comunista e verde". Com um bónus, negativo para o país, no entender do ex-primeiro-ministro: "É provisório". "Este orçamento é mau e um presente envenenado para o país", disse o ex-primeiro-ministro.
  • Assunção Cristas, a candidata que já fala como líder do PP, afirmou que o orçamento lembra “crianças num recreio”.

Costa atirou-se a Passos

  • Um dos momentos mais quentes do debate foi quando o primeiro-ministro acusou Passos Coelho de ter defendido que a Comissão Europeia chumbasse o OE2016. O "momento "mais triste" desde a apresentação do esboço orçamental a Bruxelas, considerou, "foi ver o líder do PSD no Parlamento Europeu levantar a sua voz, não para defender Portugal, não para defender as empresas portuguesas, não para defender os portugueses, mas para defender que a Comissão Europeia chumbasse o orçamento de Portugal".

Mas as famílias portuguesas ganham ou perdem com este orçamento?

Houve anúncios...

... e novos capítulos de velhos temas

Ecos de Bruxelas

Vieira da Silva acusa PSD de ter "primeiro-ministro no exílio"
Vieira da Silva acusou PSD de ter "primeiro-ministro no exílio"
IRS. Governo anuncia dedução de 600 euros por filho
Governo anunciou dedução de até 600 euros por filho
Famílias ganham ou perdem rendimento? Cada um faz as suas contas
Famílias ganham ou perdem rendimento? Cada um faz as suas contas
Costa: “Momento mais triste foi ver Passos a defender que Bruxelas chumbasse o orçamento”
Costa: “Momento mais triste foi ver Passos a defender que Bruxelas chumbasse o orçamento”
Orçamento aumenta em 2,5% rendimento das famílias, diz primeiro-ministro
Orçamento aumenta em 2,5% rendimento das famílias, diz primeiro-ministro
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Henrique Santos
    25 fev, 2016 Elizabeth, New Jersey 06:43
    "" O Inigma da austeridade "" foi derrotado nao so' em Portugal como em Bruxelas ... Nao e' empobrecendo os Portugueses que Portugal fica mais rico ... Tambem nao e' tirando um pouco aos ricos que Portugal fica mais pobre ... Este e' um orc,amento de combate `a probreza dos Portugueses ....
  • amorabe
    24 fev, 2016 gondomar 17:17
    Senhores governantes, respeitem o Povo, é com picardias partidarias e versos que aprovam o orçamento, tão importante para a vida de cada cidadão?... em vez de nos esclarecer melhor sobre ele; gostaria que os senhores governantes não façam romarias partidarias e de forma mais responsavel façam sentir a cada portugues as consequencias responsaveis do seu desempenho.
  • emprego p/t/agente??
    24 fev, 2016 Ai é?! 10:13
    Oh rosinda, isto quer dizer então que acaba os desempregados de lisboa. Cá, na câmara da minha zona, só tem entrado é pessoal do fundo de desemprego, porque este agora é que tem que substituir o pessoal do quadro. Até entrem aos montes, mas é só temporário, para ganhar 500 euros. É assim que está evoluindo este país. Já não há respeito por quem trabalha, nem pela dignidade de ninguém. Qualquer dia já não há pessoal do quadro. Já ninguém poderá planear uma vida. Só haverá os muito ricos e os muito pobres. Mas isto os fascistas apoiam. Os da direita e se calhar até os da esquerda, porque no fundo são todos iguais. Por isso é o país da (...) que se tem. Já se deixou de se ter respeito pelos funcionários públicos. E quando se falam deles é sempre para os denegrir. Já parecem os nazis contra os judeus. Oh rosinda, este antónio costa não vai fazer milagres, todos nós já sabemos que este país está entregue à bicharada, quem manda são os donos de isto tudo. Bruchelas, o rodinhas e quejandos. Todos cordeirinhos ou marionetes, olha o coelho é exemplo disto. Andou a lamber as botas a bruchelas este tempo todo e se fazendo de bom aluno, para vir dizer que o costa anda a ajoelhar-se, pois, são todos.
  • Joaquim Teixeira
    24 fev, 2016 Penafiel 08:52
    Estes senhores, dizem estar ajudar as famílias e as empresas, é com o misero aumento que dão que vão ajudar, e os encargos que aumentam com a subida do gasóleo e as empresas que viam na baixa do preço de gasóleo uma luzinha ao fundo do túnel para ganhar dinheiro neste pais de tanga, e o IVA que estes senhores estão a reter no reembolso aos milhões ás empresas de construção, no nosso caso já vai em 4 meses. estes senhores só tem um nome, ladrões.
  • Pedro Cabral
    24 fev, 2016 Portugal 07:41
    A pergunta que se coloca é muito simples:será que a esmagadora maioria do Povo Português partilha da EUFORIA dos actuais dirigentes do Partido Socialista?!?
  • rosinda
    24 fev, 2016 palmela 00:20
    e maratona a frente da policia ja fizeram?
  • rosinda
    24 fev, 2016 palmela 00:16
    va a camara de lisboa que eles tem emprego para toda gente!O filho do joao soares arranjou trabalho sem ajuda do pai!
  • rosinda
    24 fev, 2016 palmela 00:09
    anida hoje francisca van dunem foi posta de parte na assembleia da republica!
  • rosinda
    24 fev, 2016 palmela 00:03
    os medicos so praticam eutanasia se quizerem ninguem os pode obrigar!
  • rosinda
    23 fev, 2016 palmela 23:56
    nao formem!

Destaques V+