A+ / A-

1+1=3? Um fim-de-semana para namorados

14 fev, 2016 - 12:23 • Ana Lisboa

Um fim-de-semana para os namorados poderem conhecer-se melhor, dando pistas para construírem um futuro a dois, é a proposta das Escravas do Sagrado Coração de Jesus.

A+ / A-

“1+1=3: Fim-de-semana para Namorados” é como se chama a actividade organizada pelas Escravas do Sagrado Coração de Jesus, em Palmela, e que tem sempre uma grande adesão entre os jovens.

Habitualmente realiza-se em Novembro, por ser o início do ano lectivo, a melhor altura para os jovens namorados participarem, mas este ano optou-se por organizar também no fim-de-semana do Dia dos Namorados.

“O que pretendemos é dar ideias e ferramentas para que o jovem casal construa um namoro profundo, sério e que lhe dê elementos para perceber se é esta a pessoa com quem quer apostar o resto da sua vida”, explica a irmã Maria Vaz Pinto.

A provincial das Escravas do Sagrado Coração de Jesus sublinha que são trabalhados “temas como o conhecimento pessoal, a aceitação de si próprio e do outro ou da outra, a abertura ao mundo às grandes causas da humanidade, ao aprender, ao sair de si, esquecer-se de si pela outra pessoa, para dar felicidade à outra pessoa, para construírem ambos um projecto de vida em comum”.

São três dias de reflexão, de partilha de experiências e de aprendizagem para que o casal possa começar a construir um projecto de vida a dois. São desafiados a falar de tudo “sem medo de contarem ao outro o que são, como estão, aquilo que receiam, que desejam, que sonham, que projectam, que querem, que pedem à vida”.

Para que uma relação resulte, a irmã Maria Vaz Pinto admite que isso “passa muito por se conhecerem a si próprios e darem-se a conhecer um ao outro, aprenderem a aceitá-lo como é e não como gostaria que fosse e aprenderem a comunicar bem, profundamente, a dizerem tudo o que realmente é importante no dia-a-dia e que constrói a vida a dois”.

No fundo são pistas, ferramentas para que os namorados possam viver a sua relação da melhor forma ou até perceberem que afinal nada têm em comum e, assim, “interromperem a relação a tempo, antes de darem o passo para um casamento e acabarem numa experiência dolorosa de vida em comum, já com filhos muitas vezes, que depois fracassa”.

Quem dá esta formação é uma equipa “formada por 3 casais de diferentes idades e experiências” e pela irmã Maria Vaz Pinto.

O porquê do nome do programa

A razão deste nome tem uma explicação: “Primeiro porque maioritariamente as pessoas que nos chegam são cristãs e querem viver a relação com Deus também incluída no namoro e, portanto, seria tu, eu e Deus”, esclarece a irmã Maria Vaz Pinto.

Mas também “tu e eu e a relação, porque em psicologia familiar a relação é um ‘ente’ também que há que cuidar e esperar que esteja pronta antes de dar qualquer passo mais decisivo. Para além de eu poder estar pronta ou a outra pessoa estar pronta, é preciso também que a relação amadureça, cresça e esteja pronta para investir no futuro”.

Este tema vai ser desenvolvido no programa “Princípio e Fim” da Renascença, este domingo, a partir das 23h30.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+