Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Actualizar pensões e repor salários agrava orçamento em 283 milhões

11 nov, 2015 - 12:21 • Sandra Afonso

Após o acordo celebrado com os restantes partidos de esquerda (PCP, Bloco de Esquerda e "Os Verdes") as contas agravaram-se.

A+ / A-

Como ficam as contas de 2016? A actualização das pensões e a reposição dos salários vão agravar o orçamento em 283 milhões. Esta é a diferença entre o que estava previsto no programa de Governo do PS para 2016 e o que resultou dos acordos com o Bloco de Esquerda e o PCP, assinados terça-feira.

O Partido Socialista tinha previsto actualizar as pensões, mas apenas as mais baixas, tal como o anterior executivo PSD/CDS já fazia. Agora, António Costa admite alargar a actualização às pensões até 628 euros - são cerca de dois euros a mais para cada pensionista.

Com esta medida, o orçamento do PS duplica em 2016, passa de 33 para 66 milhões de euros. Mas, o partido admite que em 2017 poderá rondar os 360 milhões, com a recuperação da inflação.

Vai abranger quase metade dos pensionistas do Regime Geral e 7% dos que recebem pela Caixa Geral de Aposentações.

Nos salários, o PS admitia uma reposição mais gradual, mas acabou por acordar com o Bloco de esquerda a reposição total dos cortes até 2017.

Os socialistas tinham calculado que custaria 200 milhões no próximo ano, mas agora apontam para 450 milhões. No total vai ficar em mil milhões.

Contas feitas, só com salários e pensões, o PS conta gastar em 2016 516 milhões de euros, mais 283 milhões do que tinha apresentado durante a campanha eleitoral.

Mas há mais medidas a agravar a despesa, por exemplo, a redução da taxa social única (TSU) para os trabalhadores que recebem menos de 600 euros. De acordo com os cálculos do PS, deverá custar 327 milhões de euros nos próximos dois anos (109 em 2016 e o restante no próximo) e abranger um milhão e 100 mil trabalhadores.

No cenário macroeconómico constante no programa eleitoral do PS, anterior ao acordo agora celebrado com os restantes partidos de esquerda (PCP, Bloco de Esquerda e "Os Verdes"), previa-se que a aplicação da redução progressiva da TSU abrangesse a totalidade dos trabalhadores.

A moção de rejeição do PS ao Programa do XX Governo Constitucional foi aprovada terça-feira com 123 votos favoráveis de socialistas, BE, PCP, PEV e PAN, o que implica a demissão do executivo PSD/CDS-PP. Esta moção teve 107 votos contra provenientes da totalidade dos deputados das bancadas do PSD e do CDS-PP.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • adao eduardo pereira
    20 abr, 2016 castelo de vide 18:17
    Ola,sou aposentado da cx.geral aposentacoes e gostava de saber pork razao os funcionarios publicos ja estao a beneficiar da reposicao dos cortes e os aposentados nao,pork?obrigado
  • Manuel Macario
    26 nov, 2015 Ponta Delgada 20:46
    Estou aposentado, tenho 605.13€ ,qual será o aumento que vou ter, obrigado!!!
  • Agrava?
    11 nov, 2015 port 17:37
    Mas é só assim? Agrava? Parece que do que se sabe é que os agravamentos são compensados com outros desagravamentos! e a noticia é dada com a ligeireza de apenas se centrarem nos "agravamentos" e pelos vistos não sabem o que se passa no conjunto do "Deve" e "Haver"! Lá estamos a começar no alarmismo e numa forma de informação que não é seria!
  • Perante
    11 nov, 2015 pt 17:17
    a miseria que se instalou em Portugal há por aqui individuos a comentar que deviam estar nos melhores dos mundos! Claro que devem ser aqueles a quem os radicais de direita enriqueceram, à custa de empobrecer milhões! Só pode ser! Ou será que há tanta ignorancia e se deixam convencer com mentiras e trapaças? Isso então é muito mais grave! Façam juizos de valor depois e não antes!
  • Ó maria Mendes
    11 nov, 2015 lx 17:11
    Você deve estar a ver ao espelho aqueles que apoia e que nos empobreceram durante 4 anos! Mas houve algum governo que vendesse mais Portugal aos patacos, do que o governo Passos/Portas? Até mesmo em governo de gestão, ainda estão a ver se "oferecem" a TAP...Você deve estar de má fé e ressabiada, ou então fala com uma grande ignorancia!...
  • VICTOR MARQUES
    11 nov, 2015 Matosinhos 16:34
    Agora, atura-os!...
  • A RR
    11 nov, 2015 Lis 15:25
    Ainda informa que se trata de reposição mas para o Expresso trata-se de "aumentos". Jornal "serio"...Será que o Ricardo não gosta do António? Há irmãos assim...
  • Maria Mendes
    11 nov, 2015 Lisboa 15:13
    Sr. Costa, se isto é realmente verdade, é um falso, quando de lá sair e espero que seja bem depressa, austeridade ainda vai ser mais dolorosa, desejo e espero que comecem a tirar o dinheiro na assembleia/deputados. Que vergonha de Portugal, é um vendido.
  • Pensionista
    11 nov, 2015 Fnc 13:45
    Até aqui tudo bem mas uma discordância e esta diz respeito à fórmula do pagamento dos subsídios de férias e de Natal segundo o constante do Observador. Desaparecem os execráveis duodécimos mas o pagamento dos mesmos novamente de forma faseada, trimestralmente, nos meses de Março, Junho, Setembro e Dezembro não é de modo algum aquele que as classes mais penalizadas pela anterior governação de direita, trabalhadores do estado, pensionistas e reformados desejariam. Recue-se, volte-se a pagá-los conforme outrora sempre fora convencionado, por inteiro em montante e prazo, nos meses de Junho e de Novembro quer se trate do subsídio de férias e de Natal para trabalhadores do estado e reformados do sector público e em Julho e Dezembro para pensionistas do privado! Revejam a vossa posição, apesar da quebra de rendimentos fruto do aumento brutal da carga fiscal responsabilidade do governo de direita agora caído na AR que diminuirá o rendimento mensal, a preferência das pessoas, dos cidadãos, trabalhadores do público, reformados e pensionistas será sempre para o que sempre foi convencionado, em prazos e montantes. Maiores felicidades!

Destaques V+