A+ / A-

Francisco Assis disponível para liderar o PS. “Depois disto tudo, tenho de estar"

06 nov, 2015 - 09:03

É o próprio que o assume numa entrevista. O eurodeputado janta esta sexta-feira com os seus apoiantes, “muitos ou poucos”.

A+ / A-

Francisco Assis está disponível e pronto a atacar a liderança do PS. O eurodeputado socialista que lidera a vaga de contestação à estratégia do secretário-geral do partido admite a possibilidade numa entrevista ao “Jornal de Notícias”, divulgada esta sexta-feira.

“Estou disponível para assumir a minha responsabilidade, para ser candidato à liderança do partido. Depois disto tudo, tenho de estar, senão estaria a fugir às minhas responsabilidades”, justifica.

“A pessoa que apareceu a liderar esta linha alternativa fui eu, disso não há a mais pequena dúvida, e tenho de estar, independentemente de ter muita ou pouca gente atrás de mim”, acrescenta.

Assis diz ainda que só não avançará para uma candidatura à liderança se António Costa for indigitado primeiro-ministro. “Num quadro desses, não faria qualquer sentido, porque já estaria consomada uma estratégia da qual discordo profundamente”.

Esta sexta-feira à noite, o eurodeputado janta na mealhada com militantes socialistas que também discordam da estratégia do líder socialista de negociar à esquerda a formação de um governo.

Mas o desenho de uma solução à esquerda tem agora um novo traço. O Bloco de Esquerda aprova o acordo com o PS, anunciou a coordenadora Catarina Martins no Twitter.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ao Joaquim Fortunato
    07 nov, 2015 Lx 12:49
    Não podia concordar mais!
  • Vasco
    06 nov, 2015 Santarém 23:07
    Quanto a mim o senhor Assis acordou demasiado tarde e tem sido conivente com a situação mas continue a ser paciente e deixe lá os crentes nas (in)verdades do senhor Costa e companhia abrirem os olhos e depois aproveite então a oportunidade para restaurar um PS certamente mais reduzido mas talvez melhor esclarecido.
  • fanã
    06 nov, 2015 aveiro 15:34
    Na Mealhada ???????....... porque não em Felgueiras????????
  • Há cada alentejano
    06 nov, 2015 lx 12:42
    que só põem em causa a qualidade da maioria dos alentejanos!
  • Joaquim Fortunato
    06 nov, 2015 Loures 12:30
    Eu sou contra tudo o que Francisco Assis está a fazer porque estou farto do que tem sido feito por este governo de direita. De mentiras e mentirosos já nos estamos fartos, e se Francisco Assis quer apoiar a direita saia do PS e vá inscrever-se no PSD, isto se Marco Antonio Costa consentir!
  • Alentejano
    06 nov, 2015 Évora 12:24
    Força Assis. Estou contigo! O Sr. Costa é sério? Só quando não se ri. Quer o poder a todo o custo e quem vai pagar a fatura é o País, ou seja, todos nós. Espero que depois seja preso!
  • O lider do PS
    06 nov, 2015 Lx 10:47
    Antonio Costa deverá ser elogiado e louvado pelas suas capacidades de resistencia, de estrategia politica, de dialogo, de seriedade, e de confidencialidade das negociações em curso. E no contexto actual em que existem contestações externas e internas não é facil liderar e só demonstra as suas excelentes qualificaveis capacidades de liderança, que hoje nenhum politico preenche em Portugal. António Costa ficará para a história pela sua coragem, quer queiram, quer não, os seus opositores.
  • É destes
    06 nov, 2015 St 10:31
    Que a direita gosta!...Há duvidas? Não quer perturbar, mas perturba principalmente em momentos inoportunos! Afirma que não avança para a liderança do PS se Antonio Costa for primeiro-ministro! Curioso! Então a pressão que está a fazer e a liderar com outros contestatários, é para impedir que Antonio Costa seja primeiro-ministro? Nos discursos de Francisco Assis, são notórias as incoerencias bem como as contradições entre o não e o sim. É o nim! Dá para tudo em função de prognosticos, só no fim do jogo! A metáfora do iceberg, também não colhe, pois nos acidentes com a parte invisivel dos icebergues são os navios que colidem com eles e não o contrario. Assis, esquece-se que não estamos no seculo passado e que existem novas tecnologias de navegação que permite detectar esses obstaculos invisiveis!...Assis, está desactualizado e necessita de se inovar!
  • Memoria
    06 nov, 2015 St 09:37
    Francisco Assis em 2001: Há dez por cento da esquerda que tem representação ao nível parlamentar mas não têm representação a nível da governabilidade. Isso introduz assimetrias no sistema político e prejudica a esquerda. E basta haver uma aliança à direita para percebermos exactamente as consequências negativas para uma política que se situe à esquerda...» ... ... Francisco Assis (na entrevista concedida a Ana Sá Lopes e São José Almeida, a 25 de Março de 2001). Pela minha parte se este sr chegar a liderar o PS, nem mais um voto!
  • José Proença
    06 nov, 2015 Castelo Branco 09:33
    Penso que o que o sr Francisco Assis deveria fazer, e é um conselho que lhe dou, deveria filiar-se no PSD, ou, em alternativa, criar um partido em todo semelhante ao citado. Com a atitude que tem, só está a desacreditar o sr António Costa e do partido, onde, erradamente, na minha opinião, está filiado , que na sua essência nada tem a ver com as posições deste senhor. Os fundadores deste partido, não têm certamente a mes opinião que ele manifesta. A essência do partido está em Mário Soares, António Arnaut, Salgado Zenha, Sootomayor Cardia, Jorge Sampaio e muitos outros. Retrate-se sr Francisco Assis e abandone o partido socialista, com o qual não se identifica, pelo menos pela imagem que faz transparecer.

Destaques V+