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Modelo VW fabricado em Palmela apanhado no escândalo das emissões

07 out, 2015 - 07:32

A SIVA, que representa a Volkswagen em Portugal, confirma que, entre os veículos afectados, está o Scirocco, que é fabricado em Portugal. O modelo Eos e a carrinha Sharan, também fabricados em Palmela, ainda estão sob investigação. Não se conhece o número de carros envolvidos.

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Um dos modelos fabricados pela AutoEuropa, o Scirocco de 2009, foi apanhado no escândalo da manipulação de emissões poluentes da Volkswagen.

O proprietário de um veículo daquele modelo fez um teste na plataforma que permite apurar que carros foram afectados pela instalação do software que falsifica os resultados das emissões. O resultado, segundo revela a edição desta quarta-feira do “Jornal de Negócios”, foi positivo.

Ao “JN”, a SIVA, que representa a Volkswagen em Portugal, confirma que entre os veículos afectados, estão para além do Scirocco, o Eos e a carrinha Sharan, ainda que estes últimos dois modelos estejam ainda sob investigação. Não se conhece o número de carros envolvidos, apenas se confirma que o Scirocco de 2009 foi afectado pelo mesmo software que deu origem à polémica.

O novo presidente da Volkswagen, Matthias Muller, garante que as reparações aos veículos com motores a diesel manipulados vão começar em Janeiro, numa operação que espera estar concluída até ao final do próximo ano.

Em entrevista ao diário alemão “Frankfurter Allgemeine Zeitung”, Müller disse que esta semana vai submeter às autoridades federais de transporte de veículos as soluções técnicas e, se forem aceites, as reparações começam em Janeiro.

O grupo Volkswagen apresenta esta quarta-feira um plano calendarizado para resolver a questão da manipulação das emissões de gases poluentes em veículos do grupo.

Desde terça-feira que os clientes portugueses da Volkswagen podem saber se o seu carro vai ou não ser chamado às oficinas da marca depois de a SIVA, representante em Portugal das marcas Volkswagen, Audi e Skoda, ter colocado à disposição dos proprietários uma aplicação na sua página de internet, que permite saber se o automóvel está ou não afectado a partir do número de série do quadro.

Comentários
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  • Tiago Lima
    07 out, 2015 S joao da Madeira 18:23
    O meu VW Polo de 2010 está entre os afetados. Já o confirmei através da respectiva garagem VW onde o adquiri.
  • josé
    07 out, 2015 lisboa 12:27
    O meu scirocco é de 2011 e também tem o problema. Não é só o de 2009 e de 2010.
  • António Otto
    07 out, 2015 Quarteira 12:14
    Pires de Lima não é nem empregado, dirigente da VW, donde so sabe o que a VW lhe comunicar. Mas há serviços responsaveis pelo controle de qualidade e que têm feito ? de certerza que nada fizeram donde desonheciam daí a não tomarem decisões nem informarem gabinetes, estes sim podem ser de alguma forma responsabilizado. Quanto ao chorudo despedimento do Presidente VW basta responsabilizá-lo e lá se vai o bonus de bom comportamento.Seria assim em democracia havendo justiça.
  • Joao
    07 out, 2015 norte 11:15
    Este ministro falou antes do tempo, armado em sabe tudo. Pensavam que a autoeuropa era alguma virgem santa. A solução e e os proprietários livrar-se dos veículos afectados como já estão a fazer a maioria dos stands chico espertos e depois comprarem um vw pelo preco de um fiat.
  • Manel Fernandes
    07 out, 2015 Alverca 11:00
    O maior problema não é reduzir as emissões, bastaria alterar programação no software, com esta alteração o rendimento do motor fica fragilizado e já não corresponde aos dados fornecidos pelo construtor.
  • Luis
    07 out, 2015 lisboa 10:42
    A volkswagen está a tentar fazer passar para a opinião publica que esta caso não é mais que um erro, quando na verdade se trata de uma burla engendrada pelo seu responsável que acabou por sair com uma recompensa de 28 milhões.
  • José Leite
    07 out, 2015 Souto 10:29
    A seat também tem no site a informação disponível.
  • Pesadelo
    07 out, 2015 Lisboa 09:53
    Incha, Jajão
  • Petervlg
    07 out, 2015 Valongo 09:38
    isto é noticia?, Sr. Jornalista é necessário não ter ideias nem assunto, para escrever uma noticia destes
  • Mário
    07 out, 2015 Lisboa 09:38
    Não pode ser verdade! então o Pires de Lima ainda á duas semanas disse que a Auto Europa não tinha esse problema!

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