A+ / A-

EUA impedem venda de veículos a diesel da VW

25 set, 2015 - 19:04

Grupo alemão utilizou dispositivos para falsear os testes de emissões de gases poluentes.

A+ / A-

O grupo Volkswagen não recebeu luz verde das autoridades norte-americanas para vender os seus modelos 2016 de viaturas a diesel naquele país, indicou a Agência Ambiental dos Estados Unidos (EPA).

"A Volkswagen não recebeu o certificado de conformidade da EPA para os modelos de 2016 dos seus veículos diesel quatro cilindradas", declarou Christopher Grundler, um dos responsáveis da agência governamental que entrega as autorizações de comercialização nos Estados Unidos.

Os reguladores "não estão ainda convencidos que os dados e os elementos fornecidos pela Volkswagen estabelecem que os seus veículos respeitarão as normas exigidas", disse o responsável.

Os Estados Unidos anunciaram que vão reforçar a fiscalização dos carros a gasóleo após o grupo Volkswagen ter utilizado dispositivos para falsear os testes de emissões de gases poluentes.

A agência ambiental vai realizar testes em veículos a diesel "já em circulação nos Estados Unidos" para detectar presença de dispositivos de 'software' em outras marcas de automóveis.

Volkswagen com nova liderança

A Volkswagen anunciou a nomeação de Matthias Mueller, actual presidente da Porsche, como novo presidente executivo do grupo após a demissão de Martin Winterkorn devido ao escândalo das emissões poluentes.

O fabricante alemão admitiu que 11 milhões de seus carros a diesel em todo o mundo estão equipados com um software capaz de enganar os testes oficiais de poluição, depois da Agência de Protecção do Meio Ambiente norte-americana ter acusado a empresa de falsear o desempenho dos motores em termos de emissões de gases poluentes.

As acções, que já tinham perdido cerca de 35% no início da semana, caíram esta sexta-feira de novo 4,32% na bolsa de Frankfurt e ficaram em 107,30 euros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+