Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Afegãos pediram bombardeamento que atingiu hospital, diz Washington

06 out, 2015 - 15:00

Médicos Sem Fronteiras rejeitam explicação e dizem que os EUA continuam a ser responsáveis pelos alvos que atingem. Organização pede investigação independente.

A+ / A-

O bombardeamento que no sábado atingiu um hospital dos Médicos Sem Fronteiras em Kunduz, no Afeganistão, foi pedido pelas forças afegãs, explicou na segunda-feira um porta-voz das Forças Armadas norte-americanas.

Lamentando o incidente e o facto de terem morrido inocentes, o general John Campbell passou a responsabilidade para os aliados afegãos que combatiam os talibã no terreno.

“Sabemos agora que no dia 3 de Outubro as forças afegãs informaram-nos que estavam sob fogo de posições inimigas e pediram apoio aéreo das forças americanas. Foi ordenado um ataque aéreo para eliminar a ameaça talibã e vários civis foram acidentalmente atingidos”, disse o general, expressando as suas “profundas condolências” pelo incidente.

Já os Médicos Sem Fronteiras não aceitam a explicação e exigem uma investigação imparcial ao sucedido, acusando os americanos de tentar passar a responsabilidade para os seus aliados afegãos.

“A realidade é que foram os Estados Unidos que lançaram aquelas bombas. Os Estados Unidos atingiram um grande hospital cheio de doentes e de funcionários dos Médicos Sem Fronteiras. As forças armadas dos Estados Unidos continuam a ser responsáveis pelos alvos que atingem, por mais que façam parte de uma coligação”, disse Christopher Stokes, director-geral dos MSF, em declarações reproduzidas pela BBC.

“Não há qualquer justificação para este ataque terrível. Com tantas discrepâncias entre os relatos americanos e afegão sobre o que aconteceu, é cada vez mais crítica a necessidade de uma investigação transparente e independente”, concluiu.

O ataque ao hospital fez 16 mortos, incluindo 9 funcionários do MSF, e dezenas de feridos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Luis
    06 out, 2015 Oeiras 17:10
    Chama-se a isto desculpas de mau pagador.

Destaques V+