A+ / A-

Médicos Sem Fronteiras exigem investigação independente a ataque contra hospital afegão

04 out, 2015 - 19:23

Organização não-governamental considera que o bombardeamento, atribuído aos Estados Unidos, é um crime de guerra.

A+ / A-

Os Médicos Sem Fronteiras (MSF) exigem uma investigação independente ao ataque contra um hospital da organização, no Afeganistão, que classificam de crime de guerra.

A organização não-governamental não confia na investigação aberta pelas Forças Armadas dos Estados Unidos, que terão sido responsáveis pelo bombardeamento.

“Com a clara presunção de que foi cometido um crime de guerra, os Médicos Sem Fronteiras exigem que uma investigação total e transparente seja conduzida por uma entidade internacional independente”, afirma o director-geral dos MSF, Christopher Stokes, em comunicado.

De acordo com o mesmo responsável, “confiar apenas numa investigação interna, conduzida por uma das partes do conflito, seria totalmente insuficiente”.

Os Médicos Sem Fronteiras não especificaram que organização internacional aceitam para realizar a investigação.

O hospital dos MSF em Kunduz, no Norte do Afeganistão, foi alvo de um ataque aéreo no sábado, que provocou a morte a 22 pessoas.

O bombardeamento está a ser atribuído aos Estados Unidos, que prometem uma investigação rigorosa ao incidente.

Na última semana, Kunduz tem sido alvo de violentos combates entre os rebeldes talibã e as forças da coligação internacional.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+