A+ / A-

NATO condena Rússia por violação do espaço aéreo da Turquia

06 out, 2015 - 00:04

Aliança Atlântica também pede a Moscovo que acabe com os ataques aéreos “contra a oposição e civis sírios”.

A+ / A-

A NATO condenou esta segunda-feira a “violação inaceitável” do espaço aéreo da Turquia por aviões de guerra russos na zona de fronteira com a Síria.

O protesto da organização militar foi deixado pelo secretário-geral Jens Stoltenberg, no final de reunião de emergência dos embaixadores dos 28 Estados-membros, realizada em Bruxelas.

A Aliança Atlântica alerta para o “perigo extremo” deste tipo de comportamento por parte da Rússia, que na semana passada iniciou uma campanha de bombardeamentos na Síria, contra os inimigos do Presidente Bashar al-Assad.

A NATO pede a Moscovo que “cesse e desista” deste tipo de acções e que “explique imediatamente” a violação do espaço aéreo turco.

O Ministério russo da Defesa confirmou, entretanto, que um caça Sukhoi SU-30 entrou no espaço aéreo da Turquia junto à fronteira com a Síria “por alguns segundos”, no último sábado.

A Turquia faz parte da NATO é tem o segundo maior exército da aliança militar.

A NATO também pede à Rússia que acabe com os ataques aéreos “contra a oposição e civis” na Síria.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Rodolfo
    06 out, 2015 porto 08:44
    Deviam ter escrito CIA nos aviões, e a nato fechava os olhos..

Destaques V+