A+ / A-

Rússia bombardeia a Síria. Putin não vai esperar pela vitória do terrorismo

30 set, 2015 - 14:09

Putin diz que a única maneira de resolver o combater os terroristas é agir preventivamente.

A+ / A-
Rússia bombardeia Síria
Rússia bombardeia Síria

A Rússia levou a cabo esta quarta-feira o seu primeiro ataque aéreo na Síria. O alvo foi uma zona perto da cidade de Homs, mas poderá haver mais alvos na mira dos aviões russos.

A aprovação para o uso da força na Síria foi dada esta quarta-feira pela câmara alta do parlamento russo ao Presidente Vladimir Putin, de acordo com os meios de comunicação social de Moscovo.

A votação ocorreu depois de um pedido do Presidente sírio, Bashar al-Assad, para ajuda militar no combate ao Estado Islâmico.

Vladimir Putin considera que a única maneira de combater os terroristas é agir de modo preventivo. Numa reunião com o seu executivo, o Presidente russo garantiu, por outro lado, que o envolvimento militar da Rússia no Médio Oriente será temporário e apenas por via aérea.

“Não vamos mergulhar neste conflito. A nossas acções vão ter lugar dentro de limites muito restritos. Em primeiro lugar, vamos apoiar o Exército apenas e especificamente na sua luta legítima contra os grupos terroristas. Em segundo lugar, vamos prestar apoio aéreo sem a participação em operações terrestes. Em terceiro, esse apoio vai ser limitado no tempo, até que o Exército sírio esteja na ofensiva.”

Vladimir Putin afirmou ainda ser necessário, e possível, uma força internacional unida para combater os militantes do Estado Islâmico na Síria.

Se o autoproclamado Estado Islâmico ganhar na Síria, pode alastrar as suas operações a outros países, como a Rússia, e Putin diz que não vai ficar de braços cruzados à espera que isso aconteça.

Ataques "coordenados" com o regime de Assad

Os aviões russos atacaram alvos do autoproclamado Estado Islâmico (EI), avança a televisão estatal síria.

De acordo com a mesma fonte, os bombardeamentos foram realizados em coordenação com as forças governamentais do regime sírio.

“Ao abrigo do acordo entre a Síria e a Rússia para combater o terrorismo internacional, e eliminar o Daesh [Estado Islâmico], aviões de guerra russos, em cooperação com a força aérea [síria] realizaram vários ataques contra bastiões dos terroristas do Daesh”, avançou a televisão estatal, citando uma fonte militar.

Os primeiros bombardeamentos russos na Síria atacaram alvos nas províncias de Homs e Hama, segundo a mesma fonte.

Rússia e EUA pouco alinhados

Na terça-feira, à margem da Assembleia Geral das Nações Unidas, Vladimir Putin e Barack Obama reuniram-se para falar de terrorismo, mas as suas posições não parecem ser muito alinhadas.

Foram mais as divergências do que os consensos naquela que foi a primeira reunião formal entre os dois chefes de Estado em mais de dois anos. Obama insiste na renúncia do Presidente Bashar al-Assad, enquanto Putin defende o apoio da comunidade internacional ao “governo legítimo” da Síria.

Moscovo avisou Washington sobre o ataque desta quarta-feira e pediu para que os aviões da coligação liderada pelos Estados Unidos não sobrevoassem a Síria. Não deu, contudo, qualquer indicação sobre onde pretendia atacar.

Apesar do aviso, os aviões da coligação mantiveram-se a operar com normalidade.

[notícia actualizada às 17h22]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Paulo
    30 set, 2015 vfxira 19:04
    Os "Senhores" da guerra!.....é preciso vender armamento e nada melhor que fazer umas demonstrações na terra dos outros.

Destaques V+