Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Educação Moral com novos manuais escolares

14 set, 2015 - 13:06 • Ana Lisboa

Neste novo ano lectivo, o programa da disciplina foi alterado por decisão do Ministério da Educação.

A+ / A-

A disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica vai ter novos livros no ano lectivo prestes a ter início.

“Os actuais manuais resultaram de uma alteração do programa de Educação Moral e Religiosa Católica, ou seja, o programa de 2007, que teve, por imperativo do Ministério, de ser alterado, tendo em conta as metas curriculares”, explica o coordenador do departamento do Ensino Religioso, no Secretariado Nacional de Educação Cristã.

Fernando Moita diz ainda que “os novos manuais foram elaborados por equipas de professores, todos professores de Educação Moral e Religiosa Católica, no secundário, e alguns professores são do ensino superior”.

Os novos manuais “trazem uma linguagem adequada, um estímulo à aprendizagem através de leituras, de bandas desenhadas, de histórias, textos bíblicos no nosso caso para podermos passar esta mensagem cristã”. Há ainda “um grafismo atraente, moderno” para agradar a crianças e jovens.

De acordo com Fernando Moita, há, também, uma preocupação no sentido de que "estes manuais cheguem às famílias, possam ser folheados pelos irmãos, avós, pais, para também contribuir para que haja uma maior literacia religiosa, um conhecimento do fenómeno religioso, da mensagem cristã”.

Depois do professor “que é o primeiro instrumento de promoção da aprendizagem”, Fernando Moita admite que se pretende que “o manual seja este instrumento que possibilita a aprendizagem do ponto de vista humano, do ponto de vista religioso, cristão, do ponto de vista comportamental, ético-moral”.

Como cristão empenhado que é, o professor de Educação Moral, “é um grande instrumento da educação. E, uma vez que vamos entrar no Ano da Misericórdia, ele é, por excelência, um agente da misericórdia”.

Os manuais de Educação Moral já estão à venda nas livrarias, para todos os alunos, desde o primeiro ciclo ao secundário.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+