Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Polémica após resgate na Tailândia. Musk e mergulhador trocam acusações

16 jul, 2018 - 11:10

Um dos mergulhadores envolvidos no resgate das crianças criticou o mini-submarino criado por Elon Musk. O milionário fundador da Tesla respondeu, apelidando o mergulhador de "pedófilo".

A+ / A-
As inovações de Elon Musk que podem ajudar no resgate tailandês
As inovações de Elon Musk que podem ajudar no resgate tailandês

O mini-submarino apresentado por Elon Musk para tentar ajudar no resgate das crianças tailandesas presas numa gruta continua a dar que falar. Se uns saudaram a iniciativa do empresário, outros consideraram que foi um golpe de marketing do patrão da Tesla.

As críticas chegam também de um dos mergulhadores envolvidos no resgate que criticou o milionário norte-americano, acusado-o de utilizar o caso para um “golpe de relações públicas”. Em entrevista à CNN, Vernon Unsworth teceu duras críticas a Musk, utilizando linguagem grosseira. “Ele pode enfiar o submarino onde dói”, começou por dizer.

“Não tinha absolutamente nenhuma hipótese de funcionar”, garantiu o mergulhador britânico, de 63 anos. “Ele não tinha noção de como era a passagem na gruta. O submarino tinha cerca de um metro e meio de comprimento, era rígido, não conseguiria passar em esquinas ou qualquer outro obstáculo. Ele não teria feito os primeiros 50 metros na caverna a partir do ponto inicial do mergulho”, acrescentou.

O mergulhador confirma que Musk entrou dentro da gruta durante as operações resgate mas que lhe foi pedido que saísse rapidamente.

Elon Musk reagiu no Twitter a estas declarações, numa publicação de domingo que entretanto apagou. “Peço desculpa, pedófilo, estavas mesmo a pedi-las”, escreveu o fundador da Tesla, acrescentando que iria fazer um vídeo a provar que o seu mini-submarino teria sido bem sucedido.

Musk ainda não deu qualquer justificação quer para o seu comentário, quer para o facto de o ter apagado.

O mergulhador já comentou o tweet de Musk. Ao jornal britânico The Guardian, Vernon Unsworth disse estar “atónito e muito furioso” com o ataque. Unsworth considera a hipótese de processar legalmente Elon Musk.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fanã
    16 jul, 2018 aveiro 18:51
    Perdeu-se uma vida ,salvaram-se vidas . Isso é o mais importante !.......... Agora era de esperar a pouca vergonha , a especulação mediática e sensacionalista , que pretendem fazer deste acontecimento . Se Deus estendeu a mão para salvar estes garotos, não foi para aproveitamento mediático e especulativo. Mais uma vez , mostra o que alguns são (indignos do ar que respiram). Espero que os "sobreviventes" não aceitem qualquer beneficio financeiro em troca de qualquer vergonhoso espectáculo . Deus dá gratuitamente, não desrespeitem essa dádiva !

Destaques V+