Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mundial 2018

Tradição ainda é o que era. Campeões do mundo costumam cair em desgraça

27 jun, 2018 - 18:03

Desde 1998 que um campeão do mundo cai na fase de grupos da edição seguinte. Em 2006, deu-se a única exceção, com o Brasil a ser eliminado nos "quartos".

A+ / A-

Desde 1998, os campeões mundiais tendem a cair na fase de grupos da edição seguinte de Mundiais. A “maldição” teve início no França 1998 e confirmou-se esta quarta-feira, com a eliminação da Alemanha no Rússia 2018.

A tendência começou com França, que venceu o Mundial em casa, em 1998 e foi eliminada na fase de grupos da edição de 2002, organizada por Coreia do Sul e Japão.

A Itália, campeã do mundo em 2006, depois de vencer na final a seleção gaulesa, caiu num grupo com Paraguai, Eslováquia e Nova Zelândia, no África do Sul 2010. E não passou.

E até a Espanha tem algo a ver com isto. A seleção do país vizinho levantou a taça em 2010 para, no Brasil 2014, ser eliminada na fase de grupos com Holanda, Chile e Austrália.

Este ano, os germânicos confirmaram a tendência de há 20 anos a esta parte, ao caírem na fase de grupos, depois da conquista do Mundial 2014.

A única exceção registou-se em 2006, no Mundial da Alemanha, onde o "escrete" chegou até aos quartos-de-final, depois de ter sido campeã em 2002.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+