A+ / A-

Visto de Fora

​Marcelo “é um homem surreal” que devia ser “usado” na diplomacia mundial

20 abr, 2018 - 15:21

Uma dose generosa de Marcelo Rebelo de Sousa, uma pitada de Emmanuel Macron, António Costa q.b., Jaquinzinhos, Petingas e Eurovisão para sobremesa são alguns dos ingredientes nos pratos servidos no "Visto de Fora" desta semana.

A+ / A-
Visto de Fora - O país visto por dois jornalistas estrangeiros a viver em Portugal - 20/04/2018

Marcelo “é um homem surreal” que devia ser “usado” na diplomacia mundial. “Não estou a brincar”, assegura Olivier Bonamici para quem a capacidade revelada pelo Presidente da República para criar empatia devia ser aproveitada em prol da Paz no mundo.

A conversa começa com a análise à visita de Estado de Marcelo Rebelo de Sousa a Espanha. Begoña Iñiguez conta que foi notícia e “teve muito eco” no país vizinho. “Em Espanha, todos gostam dele.”

O Presidente português foi aplaudido por todas as bancadas das duas câmaras das Cortes, em Madrid e isso “não é normal”, salienta a jornalista.

Na análise de Begoña Iñiguez, a visita revelou grande sintonia entre os chefes de Estado e de Governo das nações ibéricas. “É muito importante ter os países unidos”.

Mas será Marcelo Rebelo de Sousa o homem indicado para desbloquear conflitos internacionais? Olivier Bonamici responde “sim”.

Na opinião do jornalista francês trata-se de “um homem surreal” capaz de falar com todo o tipo de pessoas “com grande à vontade” e (também) por isso, a “diplomacia internacional devia apostar mais” em Marcelo Rebelo de Sousa.

“Acho que Marcelo era capaz de juntar à mesma mesa Trump, Putin e Kim Jong Un a comer uma feijoada”.

Mas se estes prato lhe parece pesado, também temos nesta edição: Jaquinzinhos, Petingas e a loucura espanhola com o festival da Eurovisão, em Lisboa.


Emmanuel Macron é o novo líder da Europa

O discurso de Emmanuel no Parlamento Europeu é o tema central do Visto de Fora desta semana. Para os nossos comentadores, há mudança no velho continente, com Macron a assumir a liderança do projecto europeu.

“Emmanuel Macron é o novo líder da Europa” a frase é dita por Begoña Iñiguez que resume desta forma a importância do discurso do presidente francês no Parlamento Europeu, esta semana em Estrasburgo, um mês depois de António Costa ter feito o mesmo. A jornalista espanhola elogia a forte “personalidade política e sabe liderar” e “isso é muito importante”.

“Sou capaz de não discordar”, Olivier Bonamici. O jornalista francês afirma que Macron tem “um discurso muito forte. A Alemanha sempre mandou e agora é ao contrário”. Bonamici refere ainda que o compatriota gaulês é o “presidente francês com o projecto mais forte para a Europa. A União Europeia (UE) precisa rapidamente de um novo projecto.” No entanto, acrescenta Olivier Bonamici, é preciso aguardar pela reacção da Alemanha. “Ele é bem visto na Alemanha e as reformas que está a fazer (em França) são bem vistas do Merkel”, salienta o jornalista francês.

Na edição desta semana do Visto de Fora também se fala da possibilidade de alargamento da União Europeia à Albânia e à Macedónia. Uma possibilidade que para os nossos comentadores “poderá trazer” alguns atritos no interior da UE.


Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+