Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Deputados das ilhas não infringiram a lei nem a ética, diz Ferro

17 abr, 2018 - 21:22 • Eunice Lourenço

Regras em vigor vão continuar a aplicar-se. Presidente do Parlamento pede parecer à comissão para a transparência.

A+ / A-

Veja também


“Os Deputados eleitos e residentes nas Regiões Autónomas não infringiram nenhuma lei nem nenhum princípio ético, nem nesta nem em qualquer outra legislatura” – é, assim, de forma taxativa que o presidente da Assembleia da república se pronunciar sobre a polémica relativa á eventual duplicação de subsídios por parte dos deputados residentes nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira.

Ferro Rodrigues, cujo gabinete divulgou esta terça-feira à noite um parecer do secretário-geral do Parlamento, começa por referir esse mesmo memorando adiantando que se revê nele.

“O parlamentarismo democrático não dispensa a representatividade geográfica, condição de coesão nacional. É por isso que os Deputados são eleitos por círculos distritais e regionais. Porque todos os portugueses devem estar em igualdade de oportunidades para exercerem o mandato de Deputado à Assembleia da República, independentemente da sua residência. E porque aqueles que exercem funções de representação dos seus pares não podem ser pessoalmente prejudicados pelo exercício do seu mandato”, continua a segunda figura do Estado, que até agora tinha estado em silencia sobre este assunto.

“Os Deputados visados pela notícia não cometeram nenhuma ilegalidade, tendo beneficiado dos abonos e subsídios que sempre existiram, sem polémicas ou julgamentos de caráter”, defende o Presidente do Parlamento num comunicado.

Ferro Rodrigues, ainda assim, pede à Subcomissão de Ética e à Comissão Eventual para o Reforço da Transparência no Exercício de Funções Públicas que avaliem o cumprimento das regras e para equacionem “eventuais alterações legislativas que contribuam para a clarificação e a transparência”.

Até que tal aconteça, contudo, o Presidente da AR deixa bem claro que “são estas as regras em vigor”. E Ferro deixa ainda um recado contra os “julgamentos éticos apressados”.

“Como Presidente da Assembleia da República, como Presidente de todos os Deputados, nunca alinhei, não alinho e não vou alinhar em dinâmicas que apenas visam diminuir a representação democrática com julgamentos éticos descabidos e apressados”, escreve Ferro Rodrigues que termina o comunicado com a garantia de que não há qualquer ilegalidade nem falta de ética.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • zé atrasado
    18 abr, 2018 avintes 12:39
    O BURRO SOU EU E MUITOS OUTROS COMO EU. HOJE A ARTE DE LADRÃO TEM EXCELÊNCIA E O RESTO É CANTIGA. Eu e outros parvalhões como eu o que merecemos é chicote no coiro, porque quando chega a hora de arranjar tacho a estes ladrões, lá estamos a votar neles, portanto temos o que merecemos.
  • Manuel
    18 abr, 2018 Santa Maria da Feira 10:22
    Ora aqui está, VIVA A DEMOCRACIA!!! Como é que alguém se atreve a por em causa esta gente tão 'honesta'!!! Tão preocupada com o bem do povo??? Num país de fraude que ocupa os postos cimeiros da corrupção nível mundial!!! isto são só uns 'trocaditos'... ante o forum dos corruptos isto até parece mal... VIVA A DEMOCRACIA!!!
  • Augusto
    18 abr, 2018 Lisboa 01:35
    Está polêmica nada tem de ético, é pena que Ferro Rodrigues não tenha percebido isso. Esperava dele outro sentido de estado. Nenhum dos onze deputados sai reforçado desta história, mesmo que tentem empurrar o lixo para debaixo do tapete.

Destaques V+