Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Visto de Fora

“Se o serviço é gratuito significa que você é o produto”

23 mar, 2018 - 12:11 • Ricardo Conceição

O escândalo no Facebook e a taxa europeia a aplicar aos gigantes da Internet são temas centrais da edição desta semana do Visto de Fora.

A+ / A-
Visto de Fora - O país visto por dois jornalistas estrangeiros a viver em Portugal - 23/03/2018

“Se o serviço é gratuito significa que você é o produto” a frase é citada por Olivier Bonamici para elogiar a ideia de um imposto europeu (3%) a aplicar aos gigantes da internet, como Google, Facebook ou Amazon. Para o jornalista francês os impostos devem ser pagos nos locais onde é produzido o rendimento e estes gigantes devem perceber que há regras a respeitar.

Uma posição assumida pelo comentador do Visto de Fora na semana que rebentou o caso Facebook - Cambridge Analytica. Begoña Iñguez defende que a União Europeia deve actuar “agora” para garantir a privacidade dos utilizadores, ainda que dentro de dois meses entrem em vigor novas regras europeias. “Estamos expostos em tudo”, refere a jornalista espanhola. Begoña Iñiguez refere que este caso “veio confirmar as suspeitas” relativas à falta de privacidade.

Nesta edição do Visto de Fora atualizamos as informações relativas à Catalunha e falamos de um Conselho Europeu (a decorrer) ainda sem história.


E por cá?

"Uma vergonha”, “faz-me muita confusão” são expressões usadas pelos comentadores do "Visto de Fora" num comentário ao relatório da Comissão Técnica Independente, que analisou os incêndios de Outubro.

Além das alegadas contradições detectadas, Begoña Iñiguez considera que os portugueses “não podem estar descansados. Temos de estar alerta” na próxima época de incêndios. Olivier Bonamici contrapõe alegando que impossível “garantir segurança a 100%”. Mas confessa que as peripécias em torno do relatório lhe “fazem muita confusão”. Para o jornalista francês a “a sorte” do governo é os portugueses acharem que se o executivo “fosse do PSD seria igual”.

Nesta edição do "Visto de Fora" fala-se ainda de passadeiras, trânsito e será que os nossos correspondentes conhecem a expressão “dá cá um bacalhau”?


Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António dos Santos
    23 mar, 2018 Coimbra 12:51
    Estou muito desconfiado, na qualidade técnica, qualidade e de honestidade, na comissão. Coloca um relatório cá fora e põe em causa!!!! Há também que ter em consideração, que a discussão no parlamento, não vai esclarecer nada, visto que, os deputados não têm o mínimo de competência e qualidade para fazer uma análise séria. Os deputados só sabem brincar una com os outros, em vez de trabalharem.

Destaques V+