Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Tem Que Ver no Fim-de-Semana

O Porto (o melhor destino europeu) não é só paisagem: é também cultura

10 fev, 2017 - 19:56 • Maria João Costa

Um concerto dos GNR, cinema na emblemática Casa da Música e uma exposição de fotografia são algumas das sugestões para os próximos dias na cidade do Porto, eleita Melhor Destino Europeu 2017. Mas também deixamos propostas para quem quiser comer chocolates em Lisboa ou ouvir música no Alentejo, entre outras.

A+ / A-

Porto pelos olhos dos sem-abrigo

"Olhares de Rua" é o nome da nova exposição do Centro Português de Fotografia, no Porto, que mostra pela primeira vez 24 fotografias captadas por 12 sem-abrigo do Porto. São fotos que espelham a vivência destas pessoas. Entrada livre.


Serralves fora de portas

A partir de sábado, às 16h00, o Fórum Maia acolhe a exposição “Um realismo cosmopolita – o Grupo KWY na Colecção de Serralves”. Até 26 de Março pode apreciar uma selecção de obras e publicações de artistas nacionais e internacionais da colecção de Serralves nesta exposição. Há trabalhos de Lourdes Castro, João Vieira (o pai de Manuel João Vieira), ou de René Bertholo. Onde: Fórum Maia, de terça a domingo, das 9h00 às 22h00. Entrada Gratuita.


GNR. 35 anos a rockar

No sábado, os GNR celebram 35 anos ao vivo, no Coliseu do Porto. O concerto vai contar com convidados como Javier Andreu, o vocalista dos La Frontera que partilha com Rui Reininho o "Sangue Oculto", ou Isabel Silvestre, a voz de "Pronúncia do Norte", e Rita Redshoes, que gravou com os GNR o seu mais recente single "Dançar Sós". Depois do enorme sucesso dos concertos de Novembro em Lisboa e Guimarães, os GNR encerram a digressão na sala emblemática da cidade que os viu nascer. Bilhetes entre 25€ a 60€.


Casa da Música com cinema

Os dias de cinema regressam à Casa da Música, no Porto, com filmes e bandas sonoras que fizeram história. O clássico “Luzes da Cidade”, de Chaplin, vai ser projectado com a Orquestra Sinfónica a tocar ao vivo na Sala Suggia. O cartaz tem outras propostas. Preço: 22 e 24 euros. Descontos vários.


Terras sem Sombra mas com música

O Festival Terras sem Sombra, organizado pela Diocese de Beja, começa no sábado, às 14h30, em Almodôvar, com uma novidade. Além de música nas igrejas há também visitas ao património do centro histórico de cidades e vilas que integram o Festival. O primeiro concerto será sábado, às 21h30, na Igreja Matriz de Santo Ildefonso, em Almodôvar, com a Accademia del Piaccere, um grupo de música antiga que é considerado um dos principais "ensembles" da Europa.


Cinema para miúdos

Quarta edição do PLAY, o festival internacional de cinema infantil e juvenil de Lisboa, no Cinema São Jorge e na Cinemateca Júnior. As sessões do fim-de-semana são dedicadas às famílias. Programação para crianças dos 1-13 anos. No sábado, às 17h00, para maiores de 6 anos há o filme “Louis e Lucas: A Grande Corrida do Queijo”, uma longa-metragem de animação. Mas há cinema para ver logo a partir das 9h30 da manhã e até perto das 18h00. Os clássicos “A Bela Adormecida” ou “A Gata Borralheira” passam na Cinemateca Júnior em filmes de animação com sombras orientais. Onde: Cinema São Jorge e Cinemateca Júnior. Preço: A partir de 1,90 para crianças. Pacote família: 7 euros.


Rescaldo na Culturgest

A 10.ª edição do Festival Rescaldo decorre até dia 18 de Fevereiro, na Culturgest e no Panteão Nacional. É um festival dedicado à música de vanguarda que vai do jazz, ao rock, passando pela electrónica e a improvisação. Este sábado, Ana Deus, a conhecida voz dos Três Tristes Tigres, vai estar no pequeno auditório da Culturgest. A ex-Ban lançou recentemente um disco em que canta muitos poetas portugueses e vai levá-lo ao palco. No domingo os espectáculos são no Panteão Nacional. Onde: Pequeno Auditório da Culturgest. Preço: 6 euros.


Visita cultural à Costa do Sol

Domingo, a partir das 9h00, com partida do Hotel Palácio no Estoril, há uma visita guiada cultural que pretende falar da História do Estoril enquanto estância termal, desportiva e marítima. Helena Gonçalves Pinto e João Miguel Henriques fazem esta visita que inclui a ida à exposição “Entre a Terra e o Oceano”, que revela documentos inéditos sobre o Estoril e Cascais e que está no recém-inaugurado Arquivo Municipal de Cascais na recuperada Casa Sommer. Local de encontro: Hotel Palácio (porta principal). Preço: Gratuito.


Campo Pequeno de Chocolate

O Campo Pequeno em Lisboa acolhe este fim-de-semana o “Chocolate em Lisboa”. A quarta edição conta com a presença de 80 expositores. Há “workshops”, sessões de “chococooking” e a presença inédita de quatro máquinas de “Bean to Bar” (entram sementes e sai uma barra de chocolate). No sábado, há seis “workshops” para todos os gostos e idades. Para quem leva um estilo de vida saudável e quiser introduzir o chocolate as dicas são dadas em dois “workshops”: "Há Fibra e Chocolate" e "O Chocolate dá Saúde”. Onde: Praça de Touros do Campo Pequeno, das 10h30 às 21h30. Preço: dos 6 aos 11 anos – 2 euros; adultos – 4 euros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • rui
    11 fev, 2017 porto 10:06
    O Porto pareçe uma exposiçao de plantas invasoras, eucaliptos, canas, erva das pampas, mimosas, bons dias, erva da fortuna. 'E lindooooooooooo.

Destaques V+