Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

VISTO DE BRUXELAS

​Uma semana de boas notícias

16 fev, 2018 - 15:51

Esta foi uma semana com boas notícias para Portugal: Bruxelas propôs um pacote de 50,6 milhões de euros para apoiar Portugal na recuperação das zonas devastadas pelos incêndios de Junho e Outubro.

A+ / A-
Visto de Bruxelas (16/02/2018)

A Comissão Europeia anunciou um apoio de 50,6 milhões de euros para apoiar a recuperação das zonas devastadas pelos incêndios do ano passado só em Portugal. É metade do total disponibilizado pelo Fundo Europeu de Solidariedade que distribui um total de pouco mais de 100 milhões a quatro Estados-membros, entre eles Portugal.

Ainda por cá, o Primeiro-ministro propôs três novos impostos e o aumento de 1 para 1,2% do rendimento nacional bruto de cada país como contributo dos Estados-membros para o orçamento comunitário. António Costa defendeu ainda novas fontes de financiamento das instituições europeias, através de impostos sobre plataformas digitais, indústrias poluentes e transações financeiras internacionais, tudo para responder ao previsível rombo financeiro provocado pela saída do Reino Unido.

Enquanto isso, a Alemanha aguarda com expectativa a decisão dos militantes do SPD que, daqui a cerca de duas semanas, vão decidir em referendo interno se aceitam ou não a coligação com a CDU de Angela Merkel. É grande a turbulência interna nos dois partidos da grande coligação: se por um lado há crise e indecisão dentro do SPD, por outro lado há a contestação interna na CDU à liderança de Merkel.

Em França, o presidente Emmanuel Macron ameaça com um ataque militar contra a Síria. Em causa, as suspeitas de uso de armas químicas por parte do Governo contra civis.

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+