Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Hospital de Beja em “risco iminente” devido à falta de médicos

05 fev, 2018 - 08:05 • Rosário Silva

Diretores de serviço assinam manifesto.

A+ / A-

Veja também:


“Alertamos para o risco iminente de colapso nas urgências de Pediatria e Obstetrícia” e para as “graves dificuldades que estão a passar a Anestesiologia, a Radiologia, a Cirurgia Geral e mesmo a Ortopedia”.

O parágrafo está contido no manifesto público “Porque não podemos, nem queremos, ficar indiferentes” a que a Renascença teve acesso. Os médicos declaram a “sua preocupação pela situação de absoluta carência de médicos para fazer face às necessidades assistenciais da população pela qual a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) é responsável”.

“É um grito de alerta, por um lado, uma mostra da nossa disponibilidade, um pedido de ajuda alargada para um problema que é de todos”, resume à Renascença, Ana Matos Pires.

A especialista é diretora do serviço de psiquiatria do hospital bejense e diz que um dos “propósitos dos clínicos” passa por “lutar por uma boa qualidade dos serviços de saúde da população” da sua responsabilidade.

“Nós queremos ser parte da solução, não estamos numa postura destrutiva ou a apontar o dedo, mas estamos preocupados e queremos trazer o problema para cima da mesa”, esclarece a médica.

O manifesto adverte para as consequências da “não abertura de concursos para recém especialistas em 2017”, assim como para as “dificuldades acrescidas de atrair e manter novos clínicos”, em concreto nesta região do baixo Alentejo.

“É preciso desmistificar que não se trata apenas de uma questão económica do lado dos médicos”, refere a clinica. “Há outras possibilidades, por isso queremo-nos sentar com todos, inclusivamente os municípios, para encontrar soluções, que não são fáceis, para a fixação de clínicos no interior do país”, acrescenta.

Esta responsável louva a disponibilidade do Conselho de Administração da ULSBA que, de resto, já fez saber que vai pronunciar-se sobre este documento.

O manifesto é subscrito pelos diretores dos serviços de Psiquiatria, Fisiatria, Pediatria, Hematologia, Pedopsiquiatria, Medicina, Anestesia, Ortopedia, Obstetrícia, Hospital de Dia de Oncologia, Urgência e Patologia Clínica.

Foi já enviado para o Ministério da Saúde, ao cuidado do próprio ministro Adalberto Campos Fernandes, para a Administração Regional de Saúde do Alentejo, Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL) e câmaras dos concelhos abrangidos pela ULSBA.

Por agora, os signatários apenas pretendem chamar a atenção para um problema que não sendo novo, tarda em ser ultrapassado, recusando qualquer outra tomada de posição mais drástica.

“Isto não é uma luta político/partidária, nem uma questão pessoal, mas sim um alerta e um aviso para a nossa total disponibilidade para encontrarmos, em conjunto, uma solução”, clarifica Ana Matos Pires.

A problemática da falta de médicos no interior do país tem estado em debate. No ano passado, o Governo lançou um conjunto de incentivos, mas as vozes do setor ouvidas pela Renascença referem que ainda há muito por fazer.

[notícia actualizada às 22h01]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • duvidoso
    05 fev, 2018 Setúbal 22:50
    Mas não era este o governo que pretendia fazer regressar ao país os enfermeiros e médicos que de cá deram à sola devido à crise Sócrates?
  • DR XICO
    05 fev, 2018 LISBOA 11:42
    Onde está o apoio ao interior?? Os partidos afinal seguem todos o mesmo diapasão, se é interior tem poucos votos !deixa morrer não faz mal. Beja é só mais uma cidade esquecida como todas as outras do interior profundo, os partidos desprezam tudo o que cheira a povo, pobre, etc... RESOLVIA-SE TUDO COM A COLOCAÇÃO DE MÉDICOS COMO AS DOS PROFESSORES OU MILITARES

Destaques V+