Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Operação Lex

Vieira. “Não pratiquei qualquer ilícito” e “estou de consciência tranquila”

02 fev, 2018 - 13:39

Treze pessoas foram constituídas arguidas, entre os quais os juízes desembargadores Rui Rangel e Fátima Galante.

A+ / A-

“Afirmo, de forma perentória, que estou de consciência totalmente tranquila. Não pratiquei qualquer ilícito que me possa ser imputado”. O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, assumiu a estupefação com a associação do seu nome à Operação “Lex”, que investiga suspeitas de corrupção, branqueamento de capitais, tráfico de influências e fraude fiscal.

Luís Filipe Vieira e o vice-presidente do clube Fernando Tavares são dois dos 13 arguidos da operação “Lex”, entre os quais os juízes desembargadores Rui Rangel e Fátima Galante.

“No decurso desta semana, o meu nome tem sido associado a um processo judicial que tem alimentado as mais diversas especulações, algumas já desmentidas, sobre factos respeitantes à minha vida pessoal e enquanto presidente do Sport Lisboa e Benfica. Nunca, ao longo dos meus sucessivos mandatos como dirigente e presidente do Sport Lisboa e Benfica, confundi ou misturei a minha vida pessoal e profissional com a instituição Sport Lisboa e Benfica”, prosseguiu o dirigente desportivo num comunicado enviado à Agência Lusa, assegurando ser o “mesmo de sempre que chegou ao Benfica, há 18 anos”.

No mesmo comunicado, assume-se tranquilo e disponível para colaborar na justiça, em que diz confiar.

“Confio na Justiça. Espero e exijo dela a pronta reposição e esclarecimento da verdade, para o qual manifesto a minha total disponibilidade. Quero transmitir a todos os meus amigos, a todos os benfiquistas e aos portugueses em geral que nada temo e que estou tranquilo porque estou seguro da minha conduta em todos os domínios da minha vida”, frisou o presidente do clube, reiterando intransigência “na defesa do prestígio, imagem e futuro do Sport Lisboa e Benfica”.

A Operação “Lex”, que nasceu de uma investigação anterior, denominada Rota do Atlântico, centra-se nas suspeitas de corrupção, recebimento indevido de vantagem, branqueamento de capitais, tráfico de influências e fraude fiscal.

Na operação, desencadeada na terça-feira, foram realizadas 33 buscas, das quais 20 domiciliárias, nomeadamente às casas dos juízes rui Rangel e Fátima Galante e aos gabinetes do Tribunal de Relação, ao Sport Lisboa e Benfica, à casa de Luís Filipe Vieira e a três escritórios de advogados.

Os interrogatórios judiciais dos cinco detidos começaram na quarta-feira ao início da noite no Supremo Tribunal de Justiça, onde o processo corre termos, dado que envolve dois juízes desembargadores, e é dirigido pelo juiz conselheiro Pires da Graça.

Há 13 arguidos. Segundo a RTP, o último é Nuno Proença que é suspeito de, alegadamente, ter ajudado o juiz Rui Rangel a ocultar dinheiro utilizando uma sua conta bancária.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Sara
    03 fev, 2018 Lisboa 12:03
    Ah sim, concerteza, Sr Vieira, com os 600 milhoes que nos todos vamos pagar, a consciencia deve estar limpissima alias, isto dos favores em cadeia, prova o que o futebol já era, vão ser presidentes de clubes, para fazer favores, para ganhar um milhoes e para esconder mais alguns.Acordem!!!Não existe futebol, so os fanaticos é que ainda defendem uma causa que não é deles.Ele até aceitou que uns ficassem no clube, so para não abrir a boca!! eram mentirosos e agora já não sao?!
  • Leão de Amsterdam
    02 fev, 2018 Ams 23:15
    Que esperavam ?? que o homem confessa-se que tinha feito coisas mal feitas?vai ter de ser a justiça a provar e esta é ainda a operação Atlantico,quando virem os casos e-mails e dos almoços terá que ser importada a ilha de alcatraz para junto das berlengas para os arrecadar a todos .é só lam e piões
  • Manuel
    02 fev, 2018 Moura 20:50
    O Val e Azevedo também dizia o mesmo.
  • carmom
    02 fev, 2018 Famalicão 17:05
    O ser presidente dum grande clube,permite-lhe estar mais a vontade.A verdade é que estão a ser muitos casos,pelo que sabemos já foi condenado,já evitou a cadeia por amenistia,o que não abona a seu favor.
  • Vermelhão
    02 fev, 2018 Évora 16:57
    E eu só fico tranquilo quando saíres do Benfica e não é por mais nada, mas apenas, pela gestão que tens feito no Benfica. Uma miséria, que a grande maioria dos benfiquistas ainda não se apercebeu.
  • Pedro Godinho
    02 fev, 2018 Lisboa 16:38
    Mas desde quando é que se vê criminosos a reconhecerem a prática de crimes?
  • Mestre Nhaga
    02 fev, 2018 Lisbolandia 16:34
    O Sócrates também diz o mesmo!! O que passou se com a justiça!!
  • 02 fev, 2018 15:11
    cada vez que o lula conta uma verdade cai-lhe um braço!
  • Americo
    02 fev, 2018 Leiria 15:07
    Não há agência de comunicação que resista.............
  • 02 fev, 2018 14:52
    um especialista em direitos de autor? liguem ai pro tony carreira!

Destaques V+