Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Há mais um arguido na operação Lex

01 fev, 2018 - 19:03

Nuno Proença é suspeito de ter ajudado o juiz Rui Rangel a ocultar dinheiro, utilizando uma sua conta bancária.

A+ / A-

Nuno Proença foi constituído arguido no âmbito da operação "Lex", avança a RTP.

Aumenta assim para 13 o número de suspeitos neste caso relacionado com a alegada compra de decisões judiciais.

Nuno Proença é suspeito de, alegadamente, ter ajudado o juiz Rui Rangel a ocultar dinheiro utilizando uma sua conta bancária.

Nas próximas horas mais pessoas poderão ser constituídas arguidas, adianta a RTP.

A operação "Lex" surgiu de certidão extraída da operação "Rota do Atlântico", que tem José Veiga como arguido por suspeitas de corrupção no comércio internacional, fraude fiscal, branqueamento de capitais e tráfico de influências.

Em causa está ainda a alegada intervenção de Rui Rangel junto de outros juízes do TRL para absolver José Veiga de fraude fiscal e branqueamento de capitais que tinha sido condenado em primeira instância.

O Ministério Público e a Polícia Judiciária investigam também a ocultação do dinheiro de Rangel em contas bancárias de outras pessoas, nomeadamente o advogado Santos Martins, o filho Bernardo Santos Martins, ambos detidos, a ex-mulher de Rangel e também juíza Fátima Galante, a atual companheira do magistrado, Rita Figueira, o pai desta, Albertino Figueira, Nuno Proença, Bruna Amaral e João Rangel.

A alegada prestação privada de serviços jurídicos por Rui Rangel a arguidos com processos crimes no TRL e a cliente africanos, situação incompatível com o exercício da magistratura, está também em causa neste inquérito, bem como a ocultação fiscal dos montantes auferidos.

Rui Rangel terá ocultado rendimentos nas declarações de IRS entre 2012 e 2015 com o auxílio do advogado José Bernardo Martins, o filho deste, Fátima Galante, Rita Figueira (também detida) e Albertino Figueira, que aceitaram depositar o dinheiro nas suas contas bancárias.

A operação "Lex", que tem 12 arguidos, incluindo cinco detidos, investiga crimes de branqueamento de capitais, fraude fiscal, tráfico de influências, corrupção/recebimento indevido de vantagens.

Entre os detidos está também o funcionário judicial do TRL Octávio Correia, que, alegadamente, ocultou parte dos rendimentos ao fisco.

Os interrogatórios judiciais dos cinco detidos começaram quarta-feira ao início da noite no Supremo Tribunal de Justiça, onde o processo corre termos, dado que envolve dois juízes desembargadores, e é dirigido pelo juiz conselheiro Pires da Graça.

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, também é arguido neste caso.

A relação do juiz Rui Rangel com Luís Filipe Vieira mediada pelo advogado Jorge Barroso, para que o magistrado exercesse influência num processo fiscal do tribunal de Sintra é uma das linhas de investigação da operação "Lex".

Fonte ligada ao processo adiantou à agência Lusa que, em causa, estão pedidos e promessas de intervenção do juiz desembargador a troco de vantagens patrimoniais para influenciar decisões de outros juízes de direito.

Rangel é suspeito tentar influenciar o titular de um processo de natureza fiscal, do tribunal de Sintra, a troco de um cargo futuro na direção do Benfica ou na universidade que o clube pretende criar no Seixal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Filipe
    06 fev, 2018 évora 11:15
    Vá quantos mais melhor ! Os salários dos Magistrados são baixos e o Governo não lhes dá a autonomia e euros necessários que eles pedes e assim aprenderam desde o processo da Casa Pia a meterem-se como Xulos a Prostituir a Justiça na Comunicação Social para daí complementarem os ordenados . Apanhem lá os Xulos das violações do segredo justiça , pode ser o Padre da Paróquia que despachou na semana passada as detenções , vergonhosos , dá vontade de vomitar para cima dessa gente inculta e Nazi .
  • VERDADE
    01 fev, 2018 Guarda 22:07
    FEIOS PORCOS CORRUPTOS E LADRÕES, CENAS PARA UM FILME SOBRE OS JUÍZES, TEMOS GUIÕES E ACTORES SEMPRE DISPONÍVEIS ( MAS ATENÇÃO O CACHET É SEMPRE A PARTIR DE 400 MIL EUROS NO MÍNIMO), COMO SÃO MISERÁVEIS COVARDES CERTOS JUÍZES... OS VALORES MONETÁRIOS SÃO MAIS IMPORTANTES QUE OS VALORES MORAIS ÉTICOS PROFISSIONALISMO DIGNIDADE, TUDO SÓ APARÊNCIAS É DEPLORÁVEL TUDO VALE FAZER PARA TER DO QUE SER, GENTE SEM ESCRÚPULOS SEM PALAVRA... QUEM FALTA A PALAVRA TUDO FAZ

Destaques V+