Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Provedor da Santa Casa diz que "nada está decidido" sobre entrada no Montepio

10 jan, 2018 - 11:16

Para Edmundo Martinho é importante que haja uma decisão para breve, qualquer que seja, de preferência até finais de Janeiro.

A+ / A-

"Ainda nada está decidido" sobre a entrada no capital do Montepio e que decorre o processo de avaliação do investimento, mas que espera que haja uma decisão para breve. A explicação foi dada provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, durante uma audição na Comissão de Trabalho e Segurança Social.

"Há todo um conjunto de cautelas que se mantêm de pé. Continua o processo de avaliação, não há nenhum valor. O único limite é 10% do capital", disse Edmundo Martinho, no Parlamento.

O responsável da Santa Casa, que substituiu Santana Lopes com a dedicação deste à candidatura à liderança do PSD, reiterou que neste processo "ainda não está nada decidido" mas afirmou que a concretizar-se significará a "oportunidade" de ajudar a reforçar o setor da economia social, através de um banco do sector.

Para Edmundo Martinho é importante que haja uma decisão para breve, qualquer que seja, de preferência até finais de Janeiro. Acrescentou ainda que, a concretizar-se o investimento, a SCML passará a ter presença nos órgãos de gestão do banco Montepio.

Sobre o estudo financeiro que está a decorrer, disse que não se trata de uma auditoria ao Montepio, uma vez que não cabe à SCML fazer isso, mas uma "avaliação financeira e autónoma da Caixa Económica" para perceber o "valor do banco".

A imprensa tem adiantado que a SCML poderá entrar com 200 milhões de euros em troca de uma participação de 10% na CEMG, o que valoriza o banco em cerca de 2.000 milhões de euros.

Edmundo Martinho disse que este valor não está definido e que o que há é a definição de um limite máximo de participação da SCML no sector financeiro, que advém de um parecer interno feito em 2016, quando houve um estudo para eventual investimento no Novo Banco.

A audição do provedor da SCML foi aprovada por unanimidade entre todos os grupos parlamentares, após requerimento do CDS-PP, depois de a eventual entrada no capital do Montepio ter sido muito falada nas últimas semanas.

No domingo, em entrevista à Antena 1, o ministro do Trabalho disse ter sido ideia de Pedro Santana Lopes o envolvimento da Santa Casa no sector financeiro, enquanto a hipótese de investimento no Montepio foi colocada pelo Governo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Augusto Saraiva
    10 jan, 2018 Maia 18:51
    Se a Santa Casa da Misericórdia tem excesso de liquidez, por que razão não investe na habitação social?! Com tanta falta de casas e com cada vez mais sem-abrigo por esse país fora, não será mais condizente à Santa Casa olhar para esse problema?...
  • americo
    10 jan, 2018 queluz 15:47
    mas que grande trapalhada,la estao eles,santana lopes,vieira da silva,antonio costa atual provedor da sta casa,la estao eles preparados para um crime economico,estas so mesmo presos,o bpi nao vale nem 700milhoes de euros,quanto mais 200milhoes por 10cto de participaçao,dinheiro vindo da sta casa,ou mto me engano ou estas gajos vao de certeza ganhar dinheiro com isto,mas ta.se bem estamos no brasil da europa
  • Sai palha
    10 jan, 2018 Lisboa 14:19
    Mais uma tentativa falhada da direitalhoPafioseira. No debate fizeram mais uma triste figura, Fizeram entradas de leão e tiveram saídas de sendeiros. A direita boçal e imbecil não tem ponta por onde se pegue.
  • Filipe
    10 jan, 2018 évora 13:41
    Agora metem o dinheiro dos pobres e para os pobres nas mãos de corporações criminosas por vezes mentoras do tráfico de armas e seres humanos e contrabando de droga . Financiar gente rica tem os seus defeitos ! Os bancos lavam muito dinheiro não é preciso irem para as ilhas selvagens ou paraísos fiscais ! Se a Santa Casa tivesse tomates , criava ela uma instituição bancária virada para os pobres sem comissões e taxas , que pudesses retirar todos aqueles das ruas e das sopas dos pobres , os financiado e ajudando a saber pescar o peixe não o dando na boca , como fazem hoje para alimentar gente criminosa que vive por conta da existência da pobreza em Portugal . Ficam contentes de baixar o Desemprego mas o que vejo é o aumento da pobreza e das pessoas que recorres às sopas do pobres e daqueles que para lá entraram ainda não abalou de lá alguém , a bem dizer funcionam como Campos de Concentração NAZIS à espera da Libertação !
  • João Lopes
    10 jan, 2018 Viseu 12:44
    Este Governo social-comunista está a chegar ao fim da linha...totalmente esgotado! Vieira da Silva é um peso morto no Governo. O dinheiro dos pobres não deve ser usado para salvar os ricos…seria uma canalhice!

Destaques V+