Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Inspectores da Segurança Social na casa da ​Raríssimas

13 dez, 2017 - 16:39

Casa dos Marcos alvo de acção da Segurança Social após dias de polémica que já provocou uma demissão no Governo.

A+ / A-

Veja também:


Dois inspectores da Segurança Social estiveram esta quarta-feira na Casa dos Marcos, da associação Raríssimas, avançou a SIC Notícias e confirmou fonte do Governo.

A acção de fiscalização é o último desenvolvimento num caso sobre alegado uso indevido de fundos na instituição que ajuda crianças com deficiências e doenças raras.

Fonte oficial do Ministério do Trabalho indicou à agência Lusa que, esta quarta-feira, foi dado início à inspecção na Associação Raríssimas, localizada na Moita, onde fica a Casa dos Marcos, unidade de saúde e apoio social da instituição.

O Ministério Público estava também já a investigar a instituição, após uma denúncia anónima.

O ministro do Trabalho, Vieira da Silva, disse esta quarta-feira que só depois da inspecção que está a ser feita pela Segurança Social na sequência de uma reportagem da TVI que se poderá verificar "se do lado do Estado houve alguma fragilidade".

"Quantas semanas, quantos meses durará essa inspecção, não sei dizer, mas foi dada prioridade máxima", disse o ministro.

Vieira da Silva, que fez parte da assembleia geral da Raríssimas entre 2013 e 2015, afirmou aos jornalistas que está "de consciência tranquila".

No sábado, a TVI divulgou uma reportagem sobre a gestão da associação Raríssimas – Associação Nacional de Doenças Mentais e Raras, financiada por subsídios do Estado e donativos.

A investigação mostra documentos que colocam em causa a gestão da instituição de solidariedade social, nomeadamente da sua presidente, Paula Brito e Costa, que terá usado o dinheiro em compra de vestidos e vários gastos pessoais.

O caso já levou à demissão do secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, que foi consultor da associação antes de ir para o Governo.

No centro da polémica está a presidente da Raríssimas, Paula Brito e Costa, que também já anunciou que vai deixar o cargo.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Antonio Neves
    14 dez, 2017 Coimbra 14:49
    Mas srs. do PSD e CDS, por acaso fiscalizaram a Instituição no vosso mandato? As alegadas irregularidades são de agora ou de quando são? Também serão do vosso tempo enquanto governantes?
  • António Carlos
    13 dez, 2017 SINTRA 19:25
    Esta situação é mais uma FRAUDE como são os peditórios à porta dos SUPER MERCADOS Vão mas é GAMAR para o deserto
  • Eborense
    13 dez, 2017 Évora 18:40
    Vá Lá! Safem a pele do Sr. Ministro. Se o fizerem terão direito a um bónus no salário.
  • isabel pinto
    13 dez, 2017 lisboa 18:13
    É uma vergonha o que se está a passar e, depois querem que o povo que já esta carregado de impostos, ajude estas instituições. já ajudei demais. agora nem 1 cêntimo. continuo a ajudar mas directamente e sempre que posso as pessoas mas, directamente pois não acredito em nenhuma instituição de caridade. infelizmente a maioria passou a ser "instituições de fraude"
  • José
    13 dez, 2017 Setúbal 18:11
    Sempre a mesma coisa. A inspeção só aparece depois da desgraça... Quando aparece antes é só para fazer vincar a prepotência....
  • mendes
    13 dez, 2017 braga 17:48
    inspectores da seguranca social essa da para rir- sabiam que ha assistentes sociais que quando dao ajuda mandam as pessoas assinar o papel em branco porque dao 500 e depois colocam la 1000
  • André
    13 dez, 2017 Lisboa 17:39
    A inspecção não vai dar em nada... ela vai apresentar as contas da actividade que vão bater certo com os subsídios que recebeu do estado. Não é aí que existe o "abuso de poder". O dinheiro que ela recebe de ordenado (e a comissão directiva), assim como os pagamentos de pareceres ou eventos, é proveniente dos donativos de entidades privadas e pessoas que fazem a sua doação para a associação. Nessa parte o estado NÃO PODE FAZER NADA. A culpa é dos associados e do conselho consultivo que NUNCA se importou com caso. A senhora demitiu-se porque terá tido vários telefonema e e-mails das empresas e pessoas que são doadores habituais, a dizer que não fazem a doação anual, por causa da situação. Assim, ela teve de sair, senão ficava sem prémios monetários...
  • José Saraiva
    13 dez, 2017 Viseu 17:11
    querem ver que os inspectores foram recebidos com "gambas" e "alvarinho"...
  • TUGA
    13 dez, 2017 Lisboa 17:05
    Se são os mesmos que antes nunca viram nada .......podem ir descaçar e não gastarem mais dinheiro ao povo!!!! Segurança Social?? dessa cambada espera-se alguma coisa de jeito??? Vão à federação dos CCD´s da Segurança Social e vejam os milhares para jantaradas e futeboladas, etc. dinheiro dos nossos descontos!!! Por estas e outras há reformas de miséria o dinheiro não estica!!!!
  • XUXAS MANIPULADORES
    13 dez, 2017 Lx 17:05
    Sempre atrás do prejuízo...Gente pouco proactiva esta da função pública.Não agem mas reagem apenas quando existe porcaria... será que o Ministro da tralha socratina, Vieira da Selva, também está metido na alhada e nada fez e assobia para o lado como é apanágio destes socialistas desgovernados e com muita falta de vergonha....

Destaques V+