A+ / A-

Caso Mateus

O que muda na Segunda Liga com subida automática do Gil Vicente?

12 dez, 2017 - 19:27

À boleia dos regulamentos da Liga Portugal, Bola Branca apresenta o único cenário possível para a reintegração dos "galos" na Primeira Liga, a partir de 2019/20.

A+ / A-

A promoção automática do Gil Vicente à Primeira Liga, na temporada de 2019/20, levará a mexidas substanciais no regime de subidas e descidas entre o principal escalão do futebol português e a Segunda Liga.

Sinteticamente, terão de ser despromovidos três primodivisionários - ao contrário dos dois em vigor no contexto actual -, ascendendo outros três: o campeão e o segundo classificado da Segunda Liga, bem como o emblema de Barcelos.

É esta a conclusão extraída da consulta do Regulamento de Competições da Liga Portugal, na sequência do encerramento do Caso Mateus, promovido pelo acordo firmado, esta terça-feira, por Gil Vicente, Belenenses e Liga Portugal.

Ora, o referido regulamento estipula, no seu artigo 21º, a forma que preside à "integração de clube na Liga NOS em cumprimento de decisão judicial". Em Maio de 2016, o Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa tinha dado razão ao Gil Vicente em todo este processo, que em 2006 distou a descida dos gilistas à Liga 2 e a repescagem do Belenenses, que havia descido de divisão.

E é a alínea b) do citado artigo que contempla o cenário do caso específico do Gil Vicente, forçando a mudanças estruturais no tal regime de subidas e descidas.

[notícia corrigida às 21h41: descem três equipas da Primeira Liga, sobem duas da Segunda Liga e ainda o Gil Vicente]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+