Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Caso Mateus

Gil Vicente de regresso à Primeira Liga em 2019/20

12 dez, 2017 - 18:41

Princípio de acordo assinado entre os gilistas e o Belenenses coloca um ponto final no polémico Caso Mateus, que durava há 12 anos. Liga Portugal mediou entendimento entre os dois clubes, que permite subida administrativa dos "galos" dentro de dois anos.

A+ / A-

O Gil Vicente vai voltar à Primeira Liga em 2019/20, numa promoção automática anunciada esta terça-feira pela Liga Portugal e estabelecida entre o emblema minhoto e o Belenenses, que mantinham um diferendo há 12 anos, devido ao polémico Caso Mateus, agora definitivamente encerrado.

O princípio de acordo foi assinado hoje na sede da Liga, entre os presidentes das SAD's de Gil Vicente e Belenenses, Francisco Dias da Silva e Rui Pedro Soares, respectivamente, bem como Pedro Proença, líder do organismo que tutela o futebol profissional em Portugal.

"Trata-se de um acordo histórico, que põe fim a um diferendo que durava há 12 anos. A boa vontade de ambas as sociedades desportivas é notória e a Liga Portugal monitorizará todos os passos, de ora em diante, no sentido da resolução definitiva nas várias instâncias", afirmou Proença, citado pelo site da Liga.

Este entendimento, na leitura do presidente da Liga, "fechará uma página do passado do nosso futebol e é a prova das capacidades agregadoras da Liga de hoje”.

Acordo após decisão judicial favorável ao Gil Vicente

O acordo entre Gil e Belém segue-se, mais de um ano depois, à decisão do Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa, que havia concedido razão ao emblema de Barcelos no que diz respeito ao Caso Mateus.

Em 2006, o controverso processo da alegada inscrição irregular do jogador angolano Mateus, ditou a descida do Gil Vicente à Segunda Liga, via secretaria e a consequente repescagem do Belenenses, que havia descido de divisão, dentro de campo.

Em Maio de 2016, o Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa tinha dado razão ao Gil Vicente em todo este processo, que em 2006 ditou a descida dos gilistas à Segunda Liga e a repescagem do Belenenses, que havia descido de divisão.

O Gil Vicente marcou presença pela última vez, no principal escalão do futebol português, em 2014/15.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Slimani
    12 dez, 2017 Alvalade 20:44
    Mas vai haver alargamento?

Destaques V+