Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mundial 2030

Federação volta atrás e comenta caso Rubiales. "Candidatura está acima de quaisquer pessoas"

24 ago, 2023 - 22:17 • Eduardo Soares da Silva com Lusa

Horas após afirmar à Renascença que não comentaria "assuntos internos de outra federação", a FPF volta atrás e reage à polémica com Luis Rubiales.

A+ / A-

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) considera que o caso do beijo do presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Luis Rubiales, à internacional Jenni Hermoso não afeta a candidatura conjunta ao Mundial 2030, segundo garantiu fonte da FPF à Lusa.

Depois de ter afirmado à Renascença que a Federação "não comenta assuntos internos de outra federação", a FPF voltou atrás e desvalorizou o impacto da polémica na candidatura conjunta que envolve Portugal, Espanha, Ucrânia e Marrocos: “A candidatura ao Mundial 2030 é um projeto que está acima de quaisquer pessoas ou cargos”.

“Nasceu da vontade de federações, mas hoje é uma candidatura de países empenhados em ser a casa do maior evento desportivo global e nada interferirá com a vontade de organizar o melhor Mundial de sempre”, acrescentou a mesma fonte.

Rubiales vai apresentar a demissão do cargo na sexta-feira, revelaram fontes federativas à agência EFE.

O dirigente, que foi eleito em maio de 2018, vai anunciar a decisão na assembleia-geral extraordinária da RFEF, que está marcada para sexta-feira, na sede do organismo, na Cidade do Futebol de Las Rosas, em Madrid, a partir das 12h00 locais.

A postura inicial da Federação Portuguesa de Futebol foi lamentada por Miguel Poiares Maduro, antigo membro do Comité de Governação da FIFA.

"[A Federação] poderia dizer um pouco mais do que isso, embora compreenda a preocupação por ter essa candidatura conjunta e tem de ter relação com alguém que continua a ser o presidente da Federação espanhola. Poderia aproveitar para exprimir a sua preocupação e anunciar o que é que a FPF tem ou pode vir a criar na direção dos direitos das mulheres", afirmou, à Renascença.

A demissão foi desencadeada pela polémica de domingo, em que Rubiales beijou a futebolista Jenni Hermoso, sem consentimento da mesma, pouco depois de a seleção feminina espanhola ter conquistado o Mundial que decorreu na Austrália e na Nova Zelândia.

Desde o incidente, Rubiales foi alvo de inúmeras críticas dos mais diversos quadrantes, desde o chefe do governo de Espanha, Pedro Sánchez, até várias figuras públicas e políticas, passando pela própria Jenni Hermoso, que, numa primeira fase, desvalorizou a situação, mas na quarta-feira recorreu ao sindicato das futebolistas espanholas (FUTPRO) para pedir sanções para Rubiales.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+