A+ / A-

"Traição": Chega apresenta voto de condenação a Marcelo por causa das "reparações históricas"

28 abr, 2024 - 09:09 • Tomás Anjinho Chagas

André Ventura já tinha acusado o Presidente de "traição" aos portugueses e agora quer condenar a atuação do Chefe de Estado no Parlamento.

A+ / A-

O Chega vai apresentar, na próxima semana, um voto formal de condenação ao Presidente da República pelas ideias defendidas recentemente sobre as "reparações históricas" às antigas colónias portuguesas.

Numa nota enviada aos jornalistas, o partido de André Ventura lamenta as palavras de Marcelo Rebelo de Sousa a "reforçar a ideia de reparação devida pelo passado colonial português, afirmando inclusivamente que Portugal deveria liderar esse processo".

Para o Chega as ideias ontem reiteradas pelo Chefe de Estado "representam indubitavelmente uma traição ao povo português e à sua História", pode ler-se no comunicado divulgado durante a manhã deste domingo.

Já no discurso do 25 de abril, André Ventura atirou ao Presidente da República por ter sugerido uma reparação histórica aos países que foram colonizados por Portugal.

Além disso, o partido quer ainda chamar o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, ao Parlamento para explicar se o governo tem alguma coisa pensada para este assunto, isto apesar de o executivo já ter esclarecido, este sábado, que não há nenhuma ação em curso relacionada com reparações às antigas colónias portuguesas.

"Não esteve e não está em causa nenhum processo ou programa de ações específicas com esse propósito", clarificou o gabinete do ministro da Presidência, contrariando assim as ideias lançadas por Marcelo Rebelo de Sousa sobre este tema.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ze
    28 abr, 2024 aldeia 13:33
    Estae país chegou ao limite,os governantes nada fazem poe Portugal, a começar pela 1ª figura de Estado....somos culpados? de quê? da História que vivemos ?o governo, tenta limitar a chamada separação de poderes (entre politica e justiça) mostrando mais uma vez que há justiça para politicos e para os outros.....uma vergonha,o compadrio, os amiguismos e a corrupção instalou-se,e quem a denunciar....ai Jesus que é radical, que é da extrema direita, que é fascista etc.....ainda bem que apareceu um partido chamado CHEGA para denunciar e tentar acabar com estas situações,Força Dr. André Ventura, antes que o matem, mantemos a esperança num Portugal mais limpo desta podridão que temos vindo a assistir há 50 anos, o povo cada vez está mais sufocado em impostos, e a classe politica vai se amanhando com os seus tachos, e nada fazem pelo bem do país e do seu povo.Está na altura de uma grande limpeza, correr com estes parasitas para podermos termos orgulho na nossa nacionalidade e esperança de um fiuturo melhor para as nossas gerações.

Destaques V+