Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Nuno Melo na Defesa. Um ministro do CDS no novo Governo

28 mar, 2024 - 21:23 • Susana Madureira Martins Lusa

O líder do CDS tinha lugar praticamente garantido no Governo da AD. Para além da Defesa Nacional, era também apontado pelos centristas para a pasta da Agricultura, uma área em que trabalhou enquanto eurodeputado e que é cara ao partido desde o consulado de Paulo Portas.

A+ / A-

Nuno Melo vai ser o ministro da Defesa do novo Governo liderado por Luís Montenegro. A lista oficial foi divulgada esta quinta-feira, após ter sido apresentada ao Presidente da República.

O líder do CDS-PP tinha lugar praticamente garantido no Governo da AD. Para além da Defesa Nacional, era também apontado pelos centristas para a pasta da Agricultura, uma área em que trabalhou enquanto eurodeputado e que é cara ao partido desde o consulado de Paulo Portas.

Depois de vários anos no Parlamento Europeu, Nuno Melo sai diretamente do Parlamento para o Governo, depois de o CDS-PP ter passado dois anos numa travessia do deserto sem representação em São Bento.

Com formação em Direito e proveniente do distrito de Braga, da freguesia de Joane, Melo já foi líder parlamentar na altura em que Paulo Portas foi presidente dos centristas e numa fase difícil da vida interna do CDS-PP com violentas trocas de galhardetes com o ex-líder do partido José Ribeiro e Castro que, apeado da liderança do CDS-PP, chegou a chamá-lo de "chefe da banda".

Melo não tem qualquer experiência de Governo e assume agora uma pasta que não é desconhecida do CDS-PP, tendo em conta que a Defesa Nacional já ficou a cargo de Paulo Portas da primeira vez que o então líder centrista passou por um Governo.

Nuno Melo presidiu a uma das comissões de inquérito a Camarate e destacou-se também numa comissão sobre o caso BES.

Pai de gémeos, um menino e uma menina, João Nuno Lacerda Teixeira de Melo, nascido a 18 de março de 1966, é licenciado em Direito e foi advogado de profissão, antes de se dedicar à carreira política.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+