Emissão Renascença | Ouvir Online
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

Brexit: o fim do princípio

11 dez, 2017 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


Não ficou claramente esclarecida a questão da “fronteira irlandesa”. Aliás, tudo está em aberto.

Espera-se que o Conselho Europeu de quinta e sexta-feira próximas aceite a recomendação da Comissão Europeia. Esta considera que já se encontram suficientemente avançadas as negociações com o Reino Unido para se passar à segunda fase das negociações do Brexit.

Na primeira fase, tratou-se das condições do “divórcio”; a partir de agora será discutida a futura relação entre a UE e uma Grã-Bretanha fora da União.

Mas não é impossível que alguns Estados-membros coloquem dúviSe T. May recuare a UE e o Reino Unido.rte do Reino Unido) úúdas e restrições ao pré-acordo encontrado na sexta-feira pela Comissão Europeia, a primeira-ministra britânica, o partido pró-britânico da Irlanda do Norte (Ulster) que apoia na Câmara dos Comuns o executivo de May e o primeiro-ministro da República da Irlanda.

Na Escócia, no País de Gales e na cidade de Londres há quem exija um tratamento semelhante ao previsto para a fronteira irlandesa – manter-se aberta às pessoas e ao comércio.

Este era o ponto mais difícil de ultrapassar há uma semana, como aqui referi. Mas terá sido mesmo ultrapassado? A fórmula escolhida é vaga e ambígua. Creio que só será possível perceber como poderá ficar aberta aquela futura fronteira externa da UE (uma vez que o Ulster, parte do Reino Unido, deixará de ser território comunitário) quando se desenhar a futura relação comercial entre a UE e o Reino Unido.

Se Theresa May recuar e afinal aceitar que o seu país, saindo da UE, permanecerá no mercado único europeu ou, pelo menos, na união aduaneira, a questão fica resolvida. Só que ela não tem condições políticas para tal recuo. Pois se os conservadores eurocépticos, incluindo alguns que fazem parte do seu governo, já criticam T. May pelo compromisso obtido há três dias...

O responsável britânico pelas negociações, David Davies, afirmou que aquele compromisso não tem força legal. E que, se o Reino Unido não obtiver um bom acordo comercial com a UE, as concessões britânicas para fechar a primeira fase do “brexit” ficarão sem efeito.

Atenção, ainda, a uma votação esta semana na Câmara dos Comuns, que pode resultar numa humilhante derrota de T. May, às mãos dos seus correligionários mais antieuropeus. Numa palavra, tudo está em aberto.

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vasco
    11 dez, 2017 Santarém 19:47
    Em princípio os britânicos irão sair-se bem da contenda, sempre assim tem sido nas negociações anteriores onde sempre têm levado a melhor e ao manterem-se com um pé dentro outro de fora da união aproveitando a incapacidade dos continentais.
  • pedro miguel
    11 dez, 2017 19:16
    O caminho faz-se caminhando... e prognosticos so no final do jogo, se e quando terminar.
  • JC
    11 dez, 2017 charneca da caparica 15:37
    É incrível como este senhor está sempre em cima dos assuntos que preocupam os portugueses. É caso para dizer: ¿Por qué no te callas? !!!!