Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

António Costa: “Famílias tiveram um aumento de 10% no seu vencimento"

09 ago, 2017 - 01:22

Na apresentação do candidato à Câmara da Figueira da Foz, o líder socialista destacou o crescimento económico e a redução das taxas moderadoras na saúde.

A+ / A-

O secretário-geral do PS e primeiro-ministro, António Costa, disse esta terça-feira, na Figueira da Foz, que 2017 vai ser "seguramente" o ano de maior crescimento económico desde o início do século.

Na apresentação da recandidatura de João Ataíde à presidência da Câmara da Figueira da Foz, o líder socialista garantiu ainda que "todos os portugueses pagam hoje menos impostos".

"Ao contrário daquilo que nos diziam, foi possível melhorar o rendimento das famílias portuguesas: tiveram um aumento de 10% no seu vencimento".

"Após anos e anos de desinvestimento e de cortes é com orgulho que dizemos: Sim, nós cumprimos o défice, mas aumentando a despesa na saúde e na educação. Porque é melhorando a vida das pessoas e construindo o futuro das novas gerações que podemos reforçar a confiança em Portugal", sublinhou.

Costa frisou ainda que com a redução das taxas moderadoras na saúde, os portugueses pagaram "menos 62 milhões de euros nos últimos dois anos", adiantando ainda que no sector há hoje mais seis mil profissionais em funções.

Na educação, afirmou que em 85% dos municípios portugueses o acesso das crianças de três anos ao ensino pré-escolar é total (100%).

Maior crescimento económico em 16 anos

"Seguramente vai ser o ano de maior crescimento económico desde o princípio deste século", garantiu.

No discurso, o líder socialista assegurou ainda que "todos os portugueses pagam hoje menos impostos" e que, ao contrário do que diziam os críticos, "foi possível melhorar o rendimento das famílias portuguesas", cifrando esse aumento em cerca de 10%.

António Costa pegou depois no exemplo de João Ataíde - independente eleito presidente da autarquia da Figueira da Foz nas listas do PS em 2009 e reeleito em 2013 - dizendo que o autarca "olha para o terceiro mandato com a mesma vontade, a mesma energia e a mesma alegria, porque há sempre mais e melhor a fazer" e comparando-o com a acção do Governo socialista: "Ao fim de ano e meio cumprimos o que prometemos, queremos continuar a fazer mais e melhor", declarou.

Nesse sentido, reafirmou a aposta do Governo na descentralização de competências para os municípios. "Quem está próximo das pessoas e problemas tem vantagem sobre quem está longe", disse.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Melro
    15 ago, 2017 Penafiel 13:02
    Não é preciso dizer mais.Os antecessores comentadores disseram tudo.10% aumento? Que representa isso num salário que a maioria em o mínimo nacional e as pensões de duzentos e poucos euros,quanto representa isso.3 euros,4 euros e quanto aumentou este PS de costa aos gestores da CGD, milhares a cada um.Isto é a justeza democrática do PS e sua geringonça.E desses míseros 4 euros para onde vão? Para o gás,gasolina quem gasta,bebidas açucaradas aumentadas,roubos nas facturas das grandes empresas de serviços protegidas pela geringonça como água,luz,telecomunicações e até aqueles onde pode ir o próprio fisco.Tudo que dão tiram.Vejam os combustíveis sempre que os Portugueses se movimentam mais lá vem aumento.Agora mês de férias já aumenta a três semanas consecutivas.Eu que sou comercial além de não ter sido aumentado dada a situação do mercado ainda pago muito mais pelo combustível.Em vez de melhorar piorei.Agora funcionários do Estado esses estão bem no vencimento,mas também lhes secam em tudo que atrás referi.E as cativações que fizeram onde os hospitais e escolas não têm dinheiro para prestar um bom serviço.Isto é que é o bom que apregoam aos amigos da comunicação social e eles que são surdos e mudos para dar jeito à geringonça ainda ampliam a propaganda.Olhem, cá para mim uma grande parte dos jornalistas são"mercenários" do sistema .Vejam se eles falam dos aumentos,bónus, etc dessa gente da CGD e outros lugares do Estado onde ganham milhares.Jornalismo assim,Não,OBRIGADO
  • António Justo
    10 ago, 2017 Branca 21:08
    Com papas e bolos se enganam os tolos! Esta campanha eleitoral é uma seca em que se nota o nível de um povo: uma impertinência! Primeiro aprenda-se a tabuada e depois aprenda-se a faer contas!
  • Fausto
    10 ago, 2017 Lisboa 02:53
    Um aumento de 10%...está a referir-se ao aumento do salário mínimo...mas houve outras coisas que também aumentaram...aliás nesta onda de aumentos...há sempre abutres a aumentar demais...
  • Bela
    10 ago, 2017 Coimbra 00:12
    "... famílias portuguesas: tiveram um aumento de 10% no seu vencimento"., diz o primeiro-ministro. Provavelmente estará a falar dos seus rendimentos. Aqui em casa, há anos que se ganha o mesmo, mas os impostos são maiores.
  • António Tadeu Costa
    09 ago, 2017 Almada 23:33
    Vamos lá cometar... Sem comentários... É um grande político: que calou a extrema-esquerda, que acabou com as greves dos setores do Estado, que é oportunista e que a todos engana... Todos não, menos eu.
  • vaca voadora
    09 ago, 2017 22:52
    Onde é que este senhor estudou e aprendeu a fazer contas? E sempre muito engraçado nas análises que faz, por lapso até se esquece dos aumentos de impostos e dos novos que criou, penso que terá um bom futuro depois da política como vendedor de banha da cobra pelas feiras deste país.
  • CAMINHANTE
    09 ago, 2017 LISBOA 17:43
    Não sou crítico deste Governo, acho que conseguiu "desanuviar" a pressão existente sobre os cidadãos, tem efectivamente uma via mais moderada para a resolução da situação em que estamos, mas dizer ""... foi possível melhorar o rendimento das famílias portuguesas: tiveram um aumento de 10% no seu vencimento". não é verdade, manifestamente fora da realidade dos factos quotidianos. O Sr. Primeiro Ministro que não exagere... e olhe que me sabia bem um aumento de 10% no meu vencimento mensal, face às perdas acumuladas na Governança anterior... ainda nem sequer recuperei a totalidade dos cortes que ainda existem ( tendo em atenção os impostos extraordinários ainda em vigor e o corte de horas extraordinárias por encerramento de serviços extras - sei que jamais o recuperarei por estar em fim de serviço ) , A esta realidade associe-se a inflacção que está acima do oficialmente apregoado ( com já é hábito). Onde é que o nosso Primeiro foi buscar esta afirmação hiperbólica e irrealista ?
  • Antonio Almeida
    09 ago, 2017 V. N. de Gaia 16:24
    Como é que este sr. diz uma coisa destas?????Mas que grande mentiroso,mas alguns Portugueses gostam de ser enganados.A mim não me engana ele não.
  • Alice botelho
    09 ago, 2017 Viana do Castelo 16:11
    Eu pergunto em quê recebemos um aumento de 10 por cento 🤔
  • CIDADÃO
    09 ago, 2017 Planeta Terra 13:20
    Que MENTIROSO!!! Deve ter sido para os militantes do partido. Não é do partido?! Não tem direito a teta. O meu agregadi recebeu menos na devolução este ano odo que no ano anterior. A minha Mãe, que é ex-funcionaria pública aposentada, pagou o ano passado, e pagou ainda mais este ano. Oh Costa!!! És cá um trafulhas

Destaques V+