Siga-nos no Whatsapp
A+ / A-

Cerca de 40 jornalistas do Global Media Group vão parar por tempo indeterminado

16 jul, 2024 - 11:51 • João Carlos Malta , Carla Fino

Em causa está a falta de pagamento dos salários de abril, maio e junho. A maior parte destes profissionais está a recibo verde e não tem outra fonte de rendimento que não o vencimento que auferem.

A+ / A-

Um grupo de jornalistas a recibo verde interrompeu esta terça-feira a colaboração com alguns dos títulos do Global Media Group (GMG). A decisão é por tempo indeterminado.

O Jornal de Notícias, Notícias Magazine, O Jogo, Volta ao Mundo, TSF e Diário de Notícias vão deixar de ter a colaboração de cerca de 40 jornalistas, fotojornalistas e gráficos, que se queixam de ainda não terem recebido os pagamentos referentes aos meses de abril e maio, sem que a administração da GMG tenha dado qualquer justificação.

"Também já trabalhamos em junho, mas este mês só costuma ser liquidado em agosto, uma vez que recebemos com dois meses de atraso", lê-se na comunicação dos trabalhadores.

Em comunicado, o grupo adianta que os pagamentos em causa representam, para muitos, a única ou a principal fonte de rendimento, essencial para a liquidação atempada destes compromissos financeiros.

Uma situação que afeta 150 profissionais que, segundo o comunicado, se sentem desrespeitados e indignados pelo silêncio da administração.

Os mesmos cerca de quarenta profissionais dizem ainda estarem conscientes de que a paragem "vai afetar o trabalho dos colegas da redação, dos editores e da direção, o que lamentamos". "Mas sentimos que não tínhamos alternativa, a não ser parar e alertar para a existência deste problema, que nos está a afetar financeira e psicologicamente", avaliam..

O grupo de jornalistas espera que os pagamentos sejam feitos rapidamente e que o negócio com o Notícias Ilimitadas seja concluído. Acreditam que a nova administração, terá uma atitude de respeito pelo trabalho destes profissionais.

"O tempo vai passando, sem que mereçamos qualquer explicação para os atrasos nos pagamentos, o que nos está a deixar desesperados, pois temos empréstimos, rendas, água, gás, eletricidade, internet e deslocações para pagar, estas três últimas fundamentais para conseguirmos realizar o nosso trabalho, assim como despesas com filhos, e comida para pôr na mesa, entre outras", rematam os trabalhadores.

O conselho de administração da Global Media é constituído por Marco Galinha, Vítor Coutinho, José Soeiro e Kevin Ho.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+