Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Dupla explosão no aeroporto de Bruxelas faz pelo menos 11 mortos

22 mar, 2016 - 07:25

Canal belga VRT fala em atendado suicida. Antes das explosões alguém terá gritado palavras em árabe. Aeroporto foi evacuado e o espaço aéreo fechado. Bélgica está em alerta máximo.

A+ / A-
Dupla explosão no aeroporto de Bruxelas faz várias vítimas
Dupla explosão no aeroporto de Bruxelas faz várias vítimas

Veja também:


Duas grandes explosões ocorreram esta terça-feira de manhã no aeroporto internacional de Zaventem, em Bruxelas, na zona das partidas. Onze pessoas terão morrido no aeroporto, segundo os dados disponíveis às 12h10. Meia hora depois, um ataque na estação de metro de Maelbeek terá feito 15 vítimas mortais.

Minutos antes das explosões, um homem terá gritado palavras em árabe e logo a polícia disparou sobre ele. Segundo a VRT, as explosões foram levadas a cabo por bombistas suicidas.

O nível de ameaça foi elevado para quatro em todo o país (estava no nível 3) e activado o plano de catástrofe provincial.

“Ouvi duas grandes grandes explosões. Senti o edifício a tremer e depois havia muito pó e fumo”, descreve um repórter da Sky News que se encontrava na zona do “duty free”.

O aeroporto foi evacuado e as ligações de comboio entre o aeroporto e a capital suspensas. Os voos estão também suspensos e o espaço aéreo foi fechado.

A primeira explosão terá ocorrido às 8h00 (7h00 em Lisboa), ao que tudo indica junto ao balcão da American Airlines, mas esta informação ainda não foi confirmada.

As imagens que estão a ser divulgadas mostram fumo a sair do edifício do terminal e grandes danos no interior do edifício, cujo tecto já abateu. As janelas também não resistiram às explosões e os estilhaços atingiram várias pessoas.

É ainda desconhecida a causa das explosões e se se tratou de um acidente ou de um atentado. Certo é que aconteceram quatro dias depois da detenção, em Bruxelas, do principal suspeito dos ataques de Novembro em Paris. Salah Abdeslam, 26 anos, foi detido na sexta-feira, depois de quatro meses em fuga. A sua detenção permitiu identificar um novo suspeito: Najim Laachraoui, de 24 anos, mais conhecido pelo nome falso de Sufiane Kayal.

Desde então, a polícia belga tem estado mais alerta para eventuais represálias.

O aeroporto internacional de Bruxelas, situado a cerca de 15 quilómetros da capital, serve mais de 23 milhões de pessoas por ano.

No outro aeroporto que serve Bruxelas, a segurança foi apertada, com a presença de vários militares armados e um controlo quase sistemático de veículos.

Uma resposta esperada

Na segunda-feira, o ministro belga da Administração Interna, Jan Jambon, afirmou que o país estava em alerta dada a possibilidade de vingança por parte de aliados de Salah Abdeslam.

“Sabemos que neutralizar uma célula pode levar outras a entrar em acção. Estamos cientes de que este é um desses casos”, antecipou numa entrevista à rádio pública.

O investigador francês Francois Molins afirmou, numa conferência de imprensa em Paris, no sábado, que Abdeslam – cidadão francês nascido e criado em Bruxelas – admitiu ter pretendido fazer-se explodir no Stade de France, durante os atentados, mas que acabou por desistir.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Hernâni Coxe
    22 mar, 2016 Angola,Luanda 21:03
    Escreva aqui o seu comentário...Mais que grande acontecimento durante estes dois anos.Às grande potência não podem iliminar este grupo porquê?Ou estão associados! Esperam até a chegada de Donald Trump na presidência norte americana.
  • Pedro
    22 mar, 2016 Bragança 11:58
    É preciso banir com Urgência toda a escumalha oriunda do médio oriente da Europa.
  • ANSELMO
    22 mar, 2016 COLSOUL 11:58
    EU VOU SER SINCERO, PARA MIM ERA FAZER COMO O REI DAVID FEZ NA BIBLIA ,DEUS DEU UMA ORDEM PARA ELIMINAR TODOS AMALIQUITAS DA FACE DA TERRA , NOS COMO CRISTAO TEM FAZER O MESMO COM ESTE MULCUMANOS NA EUROPA,SORRY IF I OFFENDING ANY ONE BUT THAT IS MY OWN COMMENTS
  • luis
    22 mar, 2016 lisboa 11:57
    Após estes dramáticos episódios, será bom que as "Autoridades de Segurança Portuguesas", "Abram Bem os Olhos", pela "Segurança de Todos Nós" ! A "Nossa Cidade de Lisboa", está "Felizmente", visitada por "Muitos Estrangeiros".
  • António Costa
    22 mar, 2016 Cacém 11:54
    Com princípios "matai-os ou convertei-os" vai-se sempre cair nisto. Por isto é que existem leis contra as ideologias Nazis. São os princípios do respeito pelas ideias dos outros que define as ideologias. Como já disse o "FM, PORTUGAL" os imigrantes portugueses na Europa ou os imigrantes de leste nunca provocaram este tipo de situações. E evidentemente que existem bandidos em todas as culturas e civilizações. Mas muito diferente é Pregar a Violência e o Banditismo contra os europeus, cujo único erro que cometeram foi o de os ter recebido como iguais!
  • FM
    22 mar, 2016 Portugal 09:55
    Para quando uma legislação, pelo menos europeia, em que havendo actividades deste género por parte de um indivíduo que seja, recambiar toda a família (toda sem excepção, velhos, mulheres e crianças) tudo recambiado para o país de origem, caso já tenham obtido cidadania de um estado europeu, retirada dessa cidadania e proibição eterna de entrada de membros dessa família no espaço europeu. Apenas obrigando os que vem por bem a controlar os seus é que pode haver convivência sã entre culturas. Banir o uso do "hijab" e burqas em solo europeu é urgente, não há nada no Corão que obrigue as mulheres a utilizarem esse vestuário, são tudo distorções e radicalizações de uma religião. Quem quer vir para se integrar, e isto não é aceitar ser evangelizado, seja bem vindo, mas sujeite-se aos hábitos e à cultura europeus. Chamem-me radical, xenófobo ou coisas ainda piores, sem uma reacção demolidora da UE isto só vai piorar. Esta gente não pode ser comparada aos emigrantes portugueses, não pode ser comparada aos emigrantes que portugal recebe do leste, isto são coisas que querem destruir o que levou séculos a construir, uma sociedade livre e fraterna e implementar uma ideologia distorcida e bárbara que não corresponde ao Islão.
  • Paulo C.
    22 mar, 2016 Açores 09:17
    Estão á espera de quê? Mais mortes para tomarem as medidas mais certas em relação a estes filhos da puuta? Limpem o sebo a esta gente. Donald Trump é que tem razão. Quando chegar a nós ( Portugal ) quero ver quais as medidas que irão tomar. Deixem de abrir as pernas a estes monstros.
  • Maria
    22 mar, 2016 Lisboa 09:07
    Deus tenha compaixão de nós e nos dê a paz que nós não conseguimos construir
  • Pedro
    22 mar, 2016 Leiria 08:47
    Tem de haver mais controlo com emigrantes que entram na Europa estes extremistas que querem matar sem dor que o façam no país deles e ponto final .
  • Carlos Dfoguian Naja
    22 mar, 2016 Bissau 08:43
    Como se pode viver assim.Estar-se sugeito a morrer a qualquer mto.O que me deixa estranho e por que razao tudo isso.Tenho ouvido e lido que alguns conterraneos nossos estao querendo experimentar essa loucura.Eu faco esta pergunta para eles:Por ventura ja viram filhos ou familiares dos mansantes ou dos recrutadores a serem recrutados para esse servico.So ha duas razoes para aderirem:pretesto de religiao ou pobreza.RELIGIAO:Deus nao encomendou isso;POBREZA tambem nao justifica isso.

Destaques V+