Emissão Renascença | Ouvir Online
Euranet
Compromisso Verde
“Compromisso Verde” é um podcast quinzenal, da autoria de Cristina Nascimento, sobre crescimento sustentável e transição energética. Da pandemia dos plásticos aos pecados da chamada moda rápida, cada episódio um tema. Uma nova edição disponível às quartas-feiras às 18h00. Esta é uma uma parceria Renascença/Euranet Plus.
A+ / A-
Arquivo
Alterações climáticas. "Temos de nos preparar para os refugiados ambientais"

Compromisso Verde

Alterações climáticas. "Temos de nos preparar para os refugiados ambientais"

17 nov, 2023 • Cristina Nascimento , João Campelo (sonorização)


Sociólogo e investigador do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, João Craveiro lembra que a ameaça das alterações climáticas, embora global, não afeta toda a gente da mesma forma e afirma ainda que, por exemplo, na Europa os mais velhos são os mais afetados.

A Europa vai ter de se preparar para vagas de refugiados ambientais. O alerta é lançado pelo sociólogo João Craveiro.

Este investigador do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) explica que o agravamento das alterações climáticas vai provocar a deslocação em massa dos povos que têm menos condições para enfrentar as consequências.

"Iremos ter vagas de refugiados ambientais", assegura.

Este especialista diz que "a fome, a sede, o medo do que ai vem, o medo das alterações climáticas pode dominar estes conflitos ambientais que são totalmente inusitados, inesperados, com um grande poder disruptivo e de grande violência coletiva".

Numa conversa sobre demografia e clima, este especialista diz ainda que a população mundial não é atingida toda por igual e que muitas vezes a comunicação não é feita da melhor forma, dando como exemplo, os mais idosos.

"Falta uma comunicação que atenda aos públicos-alvo e os idosos são um grupo quase invisível na nossa sociedade", diz.

João Craveiro é o convidado desta semana do podcast "Compromisso Verde", uma parceria Renascença/Euranet.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.