A+ / A-

Fotogaleria. O Sol e a Lua dançaram num eclipse total

08 abr, 2024 - 22:50 • Ricardo Vieira, com agências

América do Norte ficou às escuras durante vários minutos, num fenómeno que não acontecia desde 2017. Milhões de pessoas olharam para o céu, com óculos especiais ou telescópios, para admirar o momento em que a Lua se colocou entre o planeta Terra e o Sol.

A+ / A-

Milhões de pessoas saíram esta segunda-feira à rua e olharam para o céu para admirar um raro eclipse solar total na América do Norte.

Noutras partes do planeta, como foi o caso dos Açores, também foi possível assistir ao fenómeno astronómico, mas apenas de forma parcial.

Com óculos especiais, telescópios ou dispositivos improvisados feitos em casa - olhar diretamente para o sol pode causar lesões graves -, a América do Norte parou durante alguns minutos para apreciar o eclipse solar total, num momento muito antecipado nos últimos dias.

O fenómeno começou no México, antes de também ser bem visível nos Estados Unidos e no Canadá.

Estima-se que 31 milhões de pessoas tenham ficado na escuridão total.

A NASA previa que o fenómeno durasse cerca de quatro minutos e meio, quase o dobro em relação a 2017, além de que vai ser visível numa região mais extensão e mais povoada. A onda de entusiasmo esgotou hotéis e muitos turistas viajaram milhares de quilómetros para assistir ao eclipse.

No estado norte-americano do Texas, houve mesmo quem aproveitasse o momento especial para fazer um pedido de casamento.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+