Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ninja. Streamer mais famoso da Twitch diagnosticado com cancro

27 mar, 2024 - 16:09 • Redação

Jogador de Fortnite anunciou nas redes sociais que foi diagnosticado com melanoma, um tipo de cancro de pele.

A+ / A-

Tyler "Ninja" Blevins, o streamer norte-americano da plataforma Twitch, anunciou esta quarta-feira nas redes sociais que foi diagnosticado com melanoma, um tipo de cancro de pele.

O jogador de Fortnite divulgou a notícia na rede social X (antigo Twitter), onde expressou choque com a notícia que recebeu há umas semanas numa visita anual ao médico.

Numa nota mais positiva, o streamer de 32 anos disse estar confiante e esperançoso pelo diagnóstico antecipado, e encoraja o público a fazer análises regulares.

Ninja atingiu enorme popularidade na comunidade de jogos e streaming online, particularmente entre os jogadores de Fortnite, jogo em que os utilizadores podem pagar para personalizar a sua personagem para se parecer com o streamer. Também participou no programa A Máscara, nos EUA.

Na publicação no X, Ninja partilhou que o cancro foi descoberto após uma visita regular ao dermatologista para um check-up anual dos sinais que tem no corpo. “Havia uma verruga na sola do meu pé que eles queriam remover só por precaução”, disse. “Voltou como um melanoma, mas os médicos estão otimistas de que foi detetado nos estágios iniciais”.

De acordo com o site da CUF, o melanoma é "um tipo de cancro de pele que tem origem nas células da pele produtoras de pigmento chamadas melanócitos". O melanoma pode ser curado se for diagnosticado e tratado em estágios iniciais da doença.

A prevenção do melanoma faz-se com o cuidado na exposição da pele ao sol (usar protetor solar e reaplicá-lo com regularidade, por exemplo), verificação dos sinais na pele com regularidade, visitas ao dermatologista, ter atenção a alterações na pele, e não utilizar solários.

Os sintomas da doença são explicados através da regra ABCDE, aplicável à análise dos sinais na pele.

A – Assimetria – metade do sinal não coincide com a outra metade

B – Bordo irregular – as extremidades do sinal são irregulares, sem padrão, abruptos ou mal definidos

C – Cor – a cor do sinal não é uniforme. Pode haver diferentes tonalidades de castanho ou preto, e por vezes avermelhados, azulados ou brancos

D – Diâmetro – o sinal é maior do que 6 milímetros – o equivalente à ponta de borracha de um lápis. Contudo, existem melanomas inferiores a 6mm

E – Evolução

Se tiver algum dos sintomas descritos nesta regra, consulte um dermatologista.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+