10 fev, 2024 - 00:46 • Lusa
Um grupo internacional de cientistas descobriu uma nova espécie de lagarto na Amazónia peruana, que batizou de "Enyalioides dickinsoni", em homenagem a Bruce Dickinson, lendário vocalista da banda britânica de "heavy metal" Iron Maiden.
Segundo o Serviço Nacional de Áreas Naturais Protegidas pelo Estado (Sernamp), a equipa homenageou a multidisciplinaridade do músico, que além de vocalista é também conhecido como esgrimista, piloto de aviões, empresário cervejeiro e historiador, entre outras atividades.
O "Enyalioides dickinsoni" foi descoberto juntamente com outra espécie de lagarto, "Enyalioides cyanocephalus", e ambos habitam as florestas húmidas montanhosas da Cordilheira de Colán, no departamento do Amazonas, segundo um comunicado do Sernamp.
O local, que se estende por mais de 1.000 quilómet(...)
As duas espécies foram descobertas no âmbito de um estudo de investigação feito por especialistas da "Rainforest Partnership" (organização ambientalista norte-americana), do Instituto Peruano de Herpetologia e do Museu de Zoologia da Faculdade de Ciências Biológicas da Pontifícia Universidade Católica do Equador, com o apoio de pessoal do Sernanp, organismo dependente do Ministério do Ambiente.
A "Enyalioides cyanocephalus", conhecido como lagarto-de-cabeça-azul, destaca-se pela cabeça azulada de alguns machos adultos, embora dos exemplares registados pelos investigadores apenas dois machos adultos possuíssem a cabeça azulada característica.
Os machos desta espécie são vulgarmente conhecidos pela população local da Cordilheira de Colán como camaleão-de-cabeça-azul.
A área de distribuição das duas novas espécies está limitada ao leste e ao norte dos rios Marañón e Utcubamba, respetivamente, segundo o estudo dos investigadores.