Tempo
|
A+ / A-

Doutoramento Interuniversitário em História é um caso único em Portugal

28 jul, 2023 - 23:35 • Redação

O PIUDHist, que junta quatro universidades, tem como enfoque a "Mudança e Continuidade num Mundo Global".

A+ / A-

Um doutoramento em História une quatro universidades, funciona há 15 anos sem interrupções e é um caso único em Portugal.

Está aberta a última fase de candidaturas para o Doutoramento Interuniversitário em História, uma iniciativa inédita em Portugal, que junta a Universidade Católica, a Universidade de Lisboa, a Universidade de Évora e o ISCTE.

O PIUDHist, cujo diretor é o Professor José Miguel Sardica, tem como enfoque a "Mudança e Continuidade num Mundo Global".

Funciona com base na partilha de recursos das quatro instituições universitárias e de um corpo docente de mais de 40 professores e investigadores.

O Programa Interuniversitário de Doutoramento em História contempla quatro áreas de especialização: "dinâmicas sociais e estruturas políticas, instituições e desenvolvimento económico, impérios, colonialismo e pós-colonialismo e movimentos intelectuais e socioculturais", pode ler-se na página da Faculdade de Ciências Humanas, da Universidade Católica.

Pretende "conferir espessura, enraizamento, longa duração, capacidade explicativa e de compreensão a fenómenos que o imediatismo do quotidiano interpreta mal" e "ajudar, numa época muito volátil, de hiperinformação, radicalismo e tribalismo, a colocar questões críticas, a sublinhar tendências, problemas e soluções recorrentes no passado e aplicáveis no presente".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+