Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Jornada Mundial da Juventude

Bordalo II invade altar-palco da JMJ e estende passadeira de notas

27 jul, 2023 - 23:07 • Ricardo Vieira

Artista protesta contra gastos públicos com a Jornada Mundial da Juventude. À Renascença, o presidente da Fundação JMJ, D. Américo Aguiar, diz que a JMJ “respeita a liberdade de expressão”.

A+ / A-

O artista Bordalo II invadiu o altar-palco do Parque Tejo, em Lisboa, para colocar notas de 500 euros de grandes dimensões, em protesto contra o gasto de dinheiros públicos com a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que decorre entre 1 e 6 de agosto.

Uma imagem publicada nas redes sociais mostra a instalação: uma passadeira com várias notas de 500 euros.

Bordalo II, conhecido por criar arte a partir de material reciclado, acompanhou a fotografia de uma mensagem na rede social Instagram.

“Num estado laico, num momento em que muitas pessoas lutam para manter as suas casas, o seu trabalho e a sua dignidade, decide investir-se milhões do dinheiro público para patrocinar a tour da multinacional italiana. Habemus Pasta”, escreveu o artista português.

Contactado pela Renascença, o presidente da Fundação JMJ, D. Américo Aguiar, diz que a JMJ “respeita a liberdade de expressão”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+